Vacinação contra Covid-19 deve atingir toda população do ES até outubro, diz secretário

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, disse, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (7), que tem a previsão de vacinar toda a população capixaba contra a Covid-19 até o mês de outubro.

Nésio disse ainda que instabilidades no Programa Nacional de Imunização não permitem uma precisão exata. No momento, estão sendo vacinadas pessoas sem comorbidades de acordo com a idade.

“Temos a previsão de até outubro de alcançar toda a população do estado com a D1 das vacinas. Essa é a mesma informação que outros estados e municípios estão apresentando. A previsão é de acordo com o calendário de doses anunciado pelo Ministério da Saúde. No entanto, nós não detalhamos o período por semanas porque acreditamos que existem diversas instabilidades que persistem ainda no Programa Nacional de Imunização e o calendário ele pode ser tanto prejudicado quanto antecipado”, afirmou.

O secretário de Saúde também exemplificou como que o cronograma de vacinação pode sofrer alterações.

“Um exemplo seria a autorização plena do uso da vacina da Covaxin e da Sputnik no Brasil poderá antecipar a previsão do momento em que as diversas idades serão vacinadas. E situações como a que acontece agora, com a vacina da AstraZeneca, que é produzida pela Fiocruz e que teve um novo momento de suspensão”, finalizou.

Informações: G1


Leia mais

Leia também