Vacina da Pfizer contra Covid é mais de 90% eficaz, apontam estudos da fase 3

A vacina contra o coronavírus da Pfizer, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech é mais de 90% eficaz no combate à doença. De acordo com dados iniciais do estudo da fase 3 — a última fase dos experimentos —, divulgados nesta segunda-feira (9), as farmacêuticas até agora não encontraram nenhuma preocupação séria de segurança.

Segundo a Pfizer, a análise provisória foi conduzida após 94 participantes do estudo desenvolverem a Covid-19 e examinar quantos deles receberam a vacina em comparação com o placebo.

O próximo passo para confirmar sua taxa de eficácia, segundo a empresa, será continuar o estudo até que haja 164 casos de Covid-19 entre os participantes.

Os dados ainda não foram publicados em revistas científicas, pois, segundo estudo, ainda não foram revisador por pares. Esta etapa é necessária para que sejam publicados em revista científica. Ainda de acordo com a Pfizer, essas etapas vão ocorrer assim que todos os resultados do estudo ficarem disponíveis.

Mesmo assim, as farmacêuticas disseram que esperam obter autorização de uso emergencial nos EUA ainda neste mês.

Fase 3

Nos testes de uma vacina — normalmente divididos em fase 1, 2, e 3 — os cientistas tentam identificar efeitos adversos graves e se a imunização foi capaz de induzir uma resposta imune, ou seja, uma resposta do sistema de defesa do corpo.

Os testes de fase 1 costumam envolver dezenas de voluntários; os de fase 2, centenas; e os de fase 3, milhares. Essas fases costumam ser conduzidas separadamente, mas, por causa da urgência em achar uma imunização da Covid-19, várias empresas têm realizado mais de uma etapa ao mesmo tempo.

Antes de começar os testes em humanos, as vacinas são testadas em animais – normalmente em camundongos e, depois, em macacos.

Para confirmar sua taxa de eficácia, a empresa disse que vai continuar o estudo até que haja 164 casos de Covid-19 entre os participantes (Foto: AP Photo/Luca Bruno)

Leia mais

Indígenas e quilombolas terão desconto integral nas contas de energia

Isenção beneficia consumidores da tarifa social do pagamento pelo consumo de até 220 kWh/mês. –...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva, nesta quinta-feira (15)

Previsão de tempo com chuva em grande parte da região Sudeste do país, nesta quinta-feira (15). Instabilidades no alto da atmosfera combinadas ao calor...

Seminário AlimentarES marca semana do Dia Mundial da Alimentação

  Com mesas-redondas e bate-papos, o Seminário AlimentarES marcou a semana do Dia Mundial da Alimentação, comemorado na última sexta-feira (16), com o alerta para a...

4,4 milhões de máscaras compradas pelo Governo Federal chegam ao Brasil

Os equipamentos foram levados para a central de distribuição do Ministério da Saúde e de lá seguirão para...

Leia também

Senado deve votar nesta quarta (25) projeto de lei que amplia área de atuação da Codevasf

O Plenário do Senado deve votar nesta quarta-feira (25) um projeto de lei que inclui as bacias hidrográficas de Minas Gerais e de Rondônia...

Monitor de Secas indica redução da seca nas regiões Sudeste e Centro-Oeste em outubro

Os dados do mapa Monitor de Secas de outubro, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apontam melhora no cenário da seca...

Polícia Federal realiza operação em Minas e Espírito Santo para combater crimes envolvendo o Poder Judiciário

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta terça-feira (24), a Operação Iniquidade para combater crimes como peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa,...

INDICADORES: Terça-feira (24) começa com alta no boi gordo em SP

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (24) com alta de 0,92% no preço e o produto é negociado a R$...