Usuários do Himaba recebem orientações sobre cuidados com os rins

Compartilhe

Quem passou pelo pronto-socorro e ambulatório do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (13), recebeu orientações sobre como prevenir doenças renais. A abordagem fez parte da Semana Estadual do Rim, de acordo com a Lei Estadual 10.375, e foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização.

A ação de conscientização contou com a participação de estudantes de Nutrição, que ajudaram a distribuir panfletos com dicas de como identificar possíveis sinais de doenças nos rins e orientações para prevenir futuros problemas.

A infecção urinária, por exemplo, pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres, sendo mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos e grávidas. No caso dos homens, a doença é mais frequente na infância ou após os 55 anos. Entre os fatores que podem levar a uma infecção urinária estão: segurar a urina por muito tempo, a obesidade, intestino preso, cálculos renais e doenças de próstata.

A dona de casa Maria Eunice Teixeira gostou de receber as orientações. “Eu nem sabia que doença nos rins podia ter essas causas que eles falaram. Vou ficar mais atenta e tomar mais cuidado. Na correria a gente nem presta atenção nessas coisas e quando vê já está doente”, falou.

É preciso diagnosticar e tratar precocemente para se evitar uma progressão para uma Doença Renal Crônica (DRC). Através do exame de creatinina no sangue, é possível avaliar o funcionamento dos rins, já que a substância é produzida normalmente pelo corpo e eliminada na urina, e vai acumular no sangue caso os rins não consigam eliminá-la.

É importante ficar atento a sintomas como dor ao urinar, necessidade de urinar com muita frequência, eliminação de urina escura ou com presença de sangue, por exemplo.

A coordenadora de Nutrição Clínica do Himaba, Heloisi Passos, explicou durante a abordagem as recomendações para a prevenção de doença renal. “Prática de exercício físico, evitar os excessos de sal, carne vermelha e gordura, fazer o controle do próprio peso, controles da hipertensão, índice glicêmico e colesterol e evitar bebida alcoólica. É essencial beber uma quantidade de água adequada para cada pessoa. A recomendação geral é consumir cerca de dois litros/dia, mas o médico consegue calcular de forma individualizada quanto é necessário”, afirmou.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia também

Espírito Santo tem quase mil vagas de estágio abertas: veja como se inscrever

O Espírito Santo está com quase mil oportunidades de estágio com bolsas de até R$ 1,2 mil para...

Empresa instala canteiros de obras para recuperação da ES-080 entre Barra de São Francisco e Água Doce do Norte

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, informou nesta sexta-feira, 5, em entrevista na rádio...

ES: assaltantes se passam por clientes e roubam mochila de motoboy

    Motoboy de 29 anos ficou com olho roxo e corte no supercílio após ser assaltado em Vila Velha,...

ES: homem é flagrado furtando peças de carro, luta com dono e tenta invadir a casa dele 5 vezes até ser preso

    Porta de aço danificada por suspeito preso no ES Um homem de 20 anos foi preso na madrugada desta...

Acidente deixa uma pessoa morta na rodovia que liga Nova Venécia a São Gabriel da Palha

  Um grave acidente na Rodovia do Café, que liga Nova Venécia a São Gabriel da Palha, foi registrado...

Roubo e invasão de propriedade neste início de semana em Nova Venécia

Na manhã desta segunda-feira (01), no Bairro Cohab, em Nova Venécia, uma senhora de 71 anos foi vítima...

Espírito Santo abre seleção para 200 bolsas integrais em cursos técnicos: veja como se inscrever

  Programa Bolsa Técnica oferece bolsas de cursos técnicos no ES — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação Foram abertas, nesta quinta-feira...

Dona de agência de turismo suspeita de aplicar golpes em clientes em MG é presa no Espírito Santo

  A dona de uma agência de viagens, que é suspeita de aplicar golpes em clientes na cidade de...