Uso de ferramentas digitais potencializam aulas em escola de Colatina

Alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, situada no município de Colatina, utilizam ferramentais digitais para potencializar as aprendizagens consolidadas em sala, bem como as atividades remotas, nas aulas da disciplina Eletiva, Ciências em Destaque.

Os alunos utilizam o aplicativo Canva for Education para elaborar postagens relacionadas aos temas atuais, ou mesmo aos temas estudados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O professor Vagner Candido da Silva disse que o uso da tecnologia em sala de aula e as ferramentas digitais, por meio de recursos digitais, vieram para auxiliar de forma prática o processo de ensino e aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, pois a aquisição de competências digitais melhora o desempenho dos alunos de modo geral. 

“Com o advento da tecnologia, todos os setores da sociedade sofreram impactos significativos, visto que transformou a forma como vivemos, nos relacionamos, nos comunicamos e, consequentemente, a maneira como ensinamos e aprendemos”, disse o professor.

Para a pedagoga Tatiane Lorencini Torezani, a tecnologia da educação visa a atender às necessidades do mundo moderno, proporcionando inovação para a sala de aula, rompendo com o modelo tradicional de ensino. “As competências digitais na educação são fundamentais para que os alunos utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação de maneira adequada e desenvolvam as habilidades do futuro e as competências propostas pela BNCC. Essas competências podem ser definidas como o conjunto de valores, crenças, conhecimentos, capacidades e atitudes para utilizar adequadamente as tecnologias, que possibilitam a busca, o acesso, a organização e a utilização da informação para construir conhecimento”, destacou.

O aluno Isaque Camargo, que participou das atividades, comentou: “com o auxílio da tecnologia, aprendemos mais e o tempo passa que nem percebemos. Todo aluno gosta de algo que é diferente e que contribui para que aprendemos de forma conectada.”