UniversidadES oferta 320 vagas de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Compartilhe

O crescimento da economia no Espírito Santo tem se refletido no aquecimento do mercado de trabalho. Empresas e grandes indústrias estão em busca de profissionais preparados para atuar em diversos setores e entre eles, o de tecnologia. Em atenção ao crescimento desta demanda, o Governo do Estado oferta 320 vagas de graduação em “Tecnologia em Sistemas para Internet” de forma gratuita na modalidade Ensino a Distância (EAD), por meio do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

O edital foi lançado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e integra as ações da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).  O curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), havendo encontros presenciais e virtuais realizados por meio de webconferência, previstos no cronograma de cada disciplina.

Para participar da seleção é necessário ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em, pelo menos, uma das edições a partir de 2010. Esta, inclusive, é uma desta oferta, já que as anteriores deste curso eram restritas apenas a participantes de edições mais recentes do Enem.

Os interessados devem acessar o edital, bem como o link para inscrições, disponíveis no site www.universidades.es.gov.br (Menu Editais > Editais Abertos > Edital IFES 41/2022). As inscrições foram prorrogadas e seguem até a próxima segunda-feira (27).

O edital contempla oito polos da UnAC, nos municípios de: Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Piúma e Venda Nova do Imigrante. São 40 vagas para cada polo. O curso tem duração de três anos (2.010 horas).

Sobre a carreira

Concluído o curso, o profissional de Tecnologia em Sistemas para Internet estará habilitado ao desenvolvimento de sistemas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para Internet e intranet. O curso pretende contribuir para a formação de profissionais qualificados, aptos a atuarem na implementação, no desenvolvimento, na execução e na gestão de projetos norteados a sistemas para internet, com o uso de novas tecnologias, de competência técnica e de habilidades sistêmicas necessárias para a atuação proativa multidisciplinar, cidadã, crítica e inovadora. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial de um profissional da área é de R$ 5.623,98.

UniversidadES

O Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), foi instituído pelo Decreto nº 5.009-R, de 11 de novembro de 2021. O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação. Os cursos são nas áreas STEAM – do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) – motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

Além da estruturação de um sistema estadual integrado de Ensino Superior e Profissionalizante, com a oferta gratuita de formação e capacitação aos cidadãos do Estado do Espírito Santo, a UniversidadES traz ainda novas vagas de graduação e pós-graduação para os capixabas, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

O programa visa ainda a gerar oportunidades de emprego e renda para os capixabas, por meio de três eixos: a oferta de Ensino Superior de graduação e pós-graduação; oferta de Ensino Técnico, profissional, educação financeira e empreendedora; e o investimento em pesquisa, extensão e inovação. O Sistema UniversidadES foi desenhado de modo a colaborar e dar suporte na estratégia de cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (em especial as metas número 6, 11, 12, 13 e 16).

 

Leia também

PARÁ: Equipes de Atenção Básica realizaram 15,7 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Para prevenir e detectar precocemente doenças em gestantes e bebês, o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres...

TCU analisa contas do governo federal de 2021

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprecia hoje (29) as contas do presidente da República, Jair Bolsonaro, relativas ao ano...

Barra de São Francisco recebe mais um cortador de grama, 100 colchonetes e 50 bastões

A prefeitura de Barra de São Francisco, conseguiu junto a SESPORTE (Secretaria de Estado de Esportes), do governo...

Vila Pavão completa 32 anos de emancipação política

1º de julho é uma data especial para Vila Pavão. Nesse dia, o município comemora 32 anos de...

Presidente do Equador reduz preços dos combustíveis, mas não aplaca protestos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Equador, Guillermo Lasso, reduziu o preço dos combustíveis, questão que...

28 de junho é o dia do imigrante pomerano

    O Dia Estadual do Imigrante Pomerano é comemorado no Espírito...

Regra que garante segurança de brinquedos no Brasil completa 30 anos

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a regulamentar a segurança de brinquedos. Há 30 anos,...