Universidade de Oxford testa se ivermectina tem eficácia contra a Covid-19


247 – A Universidade de Oxford anunciou nesta terça-feira (23) que está testando o medicamento ivermectina contra a Covid-19. O governo da Grã-Bretanha está apoiando o estudo, que busca auxiliar a recuperação de pacientes em contextos não hospitalares. A informação foi publicada pela CNN Brasil

A pesquisa será feita através da comparação entre pacientes sintomáticos da Covid-19 que tomarem a invermectina e os que não tomarem. Os voluntários serão pacientes do sistema público de saúde do Reino Unido.

Segundo Chris Butler, um dos líderes da pesquisa, “ao incluir a ivermectina em um estudo de grande escala como o Principle (nome do estudo)” a ideia é gerar “evidências robustas para determinar o quão eficiente o tratamento é contra a Covid-19, e se há benefícios ou prejuízos associados ao seu uso”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), reguladores europeus e norte-americanos posicionaram-se contra o uso da ivermectina em pacientes da Covid-19. O medicamento, no entanto, está sendo utilizado de modo “off-label”. Trata-se de um método em que a bula da substância não prevê o uso dela para tratar a doença, mas o médico tem a opção de receitá-la.