Unidades vão oferecer cursos de educação financeira a mulheres

Casa da Mulher Brasileira

Casa da Mulher Brasileira acolhe e atende de forma humanizada mulheres vítimas de violência Foto: Leo Rizzo/SPM

Seis unidades da Casa da Mulher Brasileira vão oferecer capacitação em educação financeira a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social e econômica. O projeto “Webinário de Educação Financeira – O Caminho das Contas” é uma parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Caixa. O curso será ministrado nas unidades de Campo Grande (MS), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). 

As oficinas serão onlines e tem como foco as servidoras, colaboradoras e mulheres atendidas pelas casas, onde são ofertados serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.

As interessadas deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico, informando nome, telefone e um e-mail, que será necessário indicar em qual Casa da Mulher Brasileira é atendida ou trabalha. Todas que participarem das oficinas receberão um certificado.

Acesse e faça sua inscrição aqui

Cada aula tem aproximadamente 40 minutos e o plano de curso tem como objetivo ajudar mulheres a iniciar uma nova etapa profissional, focar em um negócio rentável e adquirir autonomia. A iniciativa visa retirar as mulheres do ciclo de violência. “Sabemos que muitas mulheres permanecem em situação de violência pelo fato da dependência financeira. É preciso oferecer alternativa, estimulando o empreendedorismo e a boa gestão dos recursos”, afirma a titular da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto.

A programação começa nesta semana. A primeira oficina será ministrada, na sexta-feira (17), às 14h30, na unidade de Campo Grande (MS) – primeira Casa da Mulher Brasileira implementada no País. Em seguida, o projeto será levado para as outras cidades. O treinamento ocorrerá em São Luís (MA) no dia 24 de julho. Em Fortaleza (CE), as oficinas serão ministradas no dia 31. Depois será a vez de Boa Vista (RR) no dia 7 de agosto. Já em Curitiba (PR) será no dia 14 de agosto e em São Paulo (SP) ocorrerá no dia 21 de agosto. As aulas terão início sempre às 14h30.

Casa da Mulher Brasileira

Criada em 2013, a Casa da Mulher Brasileira faz parte do programa Mulher Segura e Protegida, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As unidades possibilitam o acolhimento, atendimento humanizado e o encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher de forma ágil e especializada.

Cada unidade reúne em um único espaço: Juizado Especial; Núcleo Especializado da Promotoria; Núcleo Especializado da Defensoria Pública; Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; alojamento de passagem; brinquedoteca; apoio psicossocial e capacitação para autonomia econômica.

 

Com informações do MMFDH

Leia mais

Direitos Humanos: Ampliação dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos

– Foto: Foto: Reprodução O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos...

PRF apreende 115 quilos de maconha na BR-101, no Sul do Espírito Santo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, por volta...

Leia também

Bebê de cinco meses morre com Covid-19 em São Mateus, ES

Doença foi confirmada por meio de um teste rápido. Secretaria de Saúde do município pediu a contraprova para o Lacen. Por Rosi Bredofw, G1 ES A...

Espírito Santo chega a 3.545 mortes e 131.490 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quarta-feira (30), 3.545 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 131.490. O índice de letalidade...

Nova Política Nacional de Educação Especial é lançada em Brasília

Nova PNEE foi ampliada trazendo uma perspectiva equitativa ao longo da vida. Foto: José Cruz / Agência Brasil A nova Política Nacional de Educação Especial...

Empresa vencedora de leilão deverá universalizar o abastecimento de água a 13 cidades de Alagoas

Devem ser investidos R$ 2,6 bilhões em infraestrutura de saneamento básico ao longo de 35 anos de contrato Com a meta de universalizar o abastecimento...