Unidades prisionais do Estado passam por processo de desinfecção

As Penitenciárias de Segurança Média I (PMSE I) e de Segurança Máxima I (PSMA I), no complexo de Viana, passaram pelos processos de limpeza e desinfecção nessa quinta-feira (18). A mesma ação será realizada nesta sexta-feira (19) no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).

Foi utilizado um produto com eficácia comprovada pela Universidade de Campinas (Unicamp) no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), além do controle das larvas e pupas de Culex e do aedes aegypti. O produto reduz drasticamente a incidência das doenças causadas pelo mosquito (dengue, zika, febre amarela e chikungunya) e, ainda, contra bactérias, vírus, protozoários, verminoses e fungos.

Sem contraindicação toxicológica, o produto foi utilizado nas celas, galerias e demais áreas de convivência, bem como no estacionamento, salas administrativas, espaços de uso comum, pátio e jardins das unidades. A ação foi realizada pela Secretaria de Justiça (Sejus), em parceria com a empresa Asseptec Ambiental e o Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário (Sindaspes). Representantes do sindicato acompanharam a ação de assepsia das unidades.

Para o diretor da PMSE I, Roger Firme, a parceria com a empresa tem grande relevância por auxiliar no combate ao vírus. “Assim como as demais unidades prisionais, nós reforçamos a limpeza da unidade. Aqui, até os presos usam máscara, que eles mesmos confeccionaram em oficinas laborais. Estamos envolvidos na missão de combater o coronavírus”, afirmou.

Prevenção e tratamento

Em decorrência da pandemia, a Sejus reforçou a higienização das celas e das unidades prisionais, bem como de todos os equipamentos utilizados e reduziu o número de pessoas que entram e circulam nas unidades como forma de prevenção: visitas sociais e atividades religiosas foram suspensas. 

A Secretaria adotou celas de isolamento para casos de sintomas virais em todas as unidades prisionais do Estado, assim como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção da doença. Além disso, a Sejus possui atendimento de saúde em todas as unidades prisionais e unidades de referência específicas garantem o atendimento aos internos com sintomas gripais, para o seu devido tratamento.

Leia mais

Linhas de crédito emergencial do Banestes chegam a mais de R$ 265 milhões liberados

A concessão de crédito emergencial no Banestes continua em ritmo crescente. Ao todo, mais de 8.700 contratos com empresas de micro, pequeno, médio e...

Leia também

INDICADORES: Café sofre elevação no preço nesta sexta-feira (25)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (25) com alta de 0,34% no preço e é vendida a R$ 536,31...

Nova Lei do Gás tende a baratear custos de produção para a indústria capixaba

Na vanguarda da modernização do mercado de gás natural, o Espírito Santo pode se beneficiar ainda mais com aprovação da Nova Lei do Gás...

Trabalhador morre após ser atingido por pedras de granito no Norte do Espírito Santo

Um trabalhador morreu atingido por uma pedra granito, na manhã desta quarta-feira (24), em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O corpo foi encaminhado...

TSE determina volta de prefeito de Conceição da Barra ao cargo

O Ministro Alexandre de Moraes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quarta-feira (23), o retorno do prefeito Francisco Vervloet (PSDB), de...