Unidades de Conservação do Iema participam do Dia Mundial da Limpeza

Voluntários e servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) atuaram, no último sábado (18), no Dia Mundial da Limpeza, em duas Unidades de Conservação: na Área de Proteção Ambiental (APA) de Praia Mole, na Serra, e no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra.  O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. 

Na APA de Praia Mole, que inclui a Praia de Carapebus, o evento envolveu a comunidade local. “Fizemos a limpeza e uma trilha ecológica, em parceria com a Associação de Moradores da Praia de Carapebus. Ao todo, recolhemos cerca de 400 quilos de lixo”, contou o gestor da Área de Proteção Ambiental, Edson Valpassos. Foram recolhidas embalagens plásticas, garrafas de vidro e até restos de cadeiras de praia. 

Já em Itaúnas, o Dia Mundial da Limpeza contou com a participação dos servidores do Parque, da Sociedade Amigos por Itaúnas (SAPI) e do Instituto de Defesa e Estudo dos Remanescentes da Mata Atlântica (Iderma). “Recolhemos muitas garrafas pet, algumas de vidro, isopor, plástico e embalagens em geral, enchendo cerca de 20 sacos de lixo com os restos abandonados na área do PEI”, explicou o gestor do Parque Estadual de Itaúnas, Tarciley Gonçalves. 

As ações do Dia Mundial da Limpeza nas Unidades de Conservação seguirão além do dia 18. No Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, estão previstas atividades do tipo, no próximo sábado (25).