ES: Unidade de Coleta de Sangue será fechada temporariamente a partir da próxima quarta-feira (13)

A direção do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) informa o fechamento temporário da Unidade de Coleta de Sangue do município da Serra, anexa ao Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), a partir da próxima quarta-feira (13).

Diante da situação enfrentada no Espírito Santo e o afastamento de funcionários por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a equipe de atendimento médico do Hemoes está reduzida, dificultando a escala de trabalho entre os profissionais.

A diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, afirma que nesse período as doações na unidade estão baixas e o fechamento temporário não causará impacto no estoque de sangue.

“Observamos um número baixo de doadores por dia na unidade da Serra. Já no Hemoes Coordenador os atendimentos não diminuíram, ajudando a manter os estoques de sangue e o suporte aos hospitais da Rede SUS”, disse.

Rachel Lacourt reforça que a unidade deve permanecer fechada por no máximo duas semanas. “Estimamos que o tempo de duas semanas será suficiente, mediante esforço de todos para que consigamos preencher a lacuna existente e termos novamente uma força de trabalho médico plena e capacitada”, destacou.

Onde doar

 – Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

 – Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

– Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

– Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Quem pode doar

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Em tempos de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o Coronavírus podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas.

 

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem tempo com chuva, nesta quinta-feira (20)

Previsão de tempo com chuva em parte da região Sudeste do país, nesta quinta-feira (20), especialmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e...

Ao reduzir burocracia, novo marco legal pode acelerar liberação de testes clínicos em humanos

A pandemia do novo coronavírus e a corrida pelo desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas reacenderam o debate sobre os processos burocráticos que envolvem...

“Regularização fundiária será importante para preservação”, afirma ministra da Agricultura

Ministra Tereza Cristina conversou com investidores estrangeiros Foto: Guilherme Martimon/MAPA A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou, nesta quinta-feira (9), de uma reunião com...

Esesp lança agenda de cursos 100% on-line para abril

Com o intuito de manter ativo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores públicos...

Leia também

Brasil: adolescente morre após choque elétrico usando o celular ligado à tomada

Luigi Nascimento Sousa Sodré, de 15 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (23), após sofrer uma descarga elétrica quando utilizava o celular ligado à...