União Africana diz que é lamentável Reino Unido não reconhecer vacinas administradas na África

Compartilhe


Reuters – A principal autoridade de saúde da União Africana (UA) classificou como lamentável o Reino Unido não reconhecer vacinas contra coronavírus administradas na África, dizendo nesta quinta-feira (23) que a postura envia uma mensagem de saúde pública desorientadora.

Na semana passada, a Inglaterra anunciou que ampliaria a lista de países cujas vacinas reconhece, acrescentando 17 à compilação inicial com Estados Unidos e Europa. Nenhum destes países está na África. O governo britânico determina as diretrizes de coronavírus da Inglaterra, enquanto Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte definem suas próprias regras.

“Lamentamos que o Reino Unido adote esta posição. Estamos pedindo que eles reavaliem isto, porque não está no verdadeiro espírito de solidariedade e cooperação”, disse o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África, John Nkengasong.

“Se… você nos envia vacinas e usamos estas vacinas e você diz que não reconhece pessoas que foram imunizadas com estas vacinas… isto envia uma mensagem muito problemática para nós.”

Na terça-feira, a Alta Comissão Britânica no Quênia disse em um comunicado conjunto com o Ministério da Saúde queniano que leva tempo para se montar um sistema para reconhecer certificados de vacina para viagens internacionais.

Richard Mihigo, uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS), ecoou o comunicado, dizendo que a questão trata fundamentalmente de certificados.

Leia também

Polícia Federal prende três acusados de uso de dinheiro falso no Rio

Policiais federais fazem hoje (28) uma operação contra organização criminosa especializada no uso de dinheiro falso em Niterói,...

Recorde: maior moqueca capixaba do mundo é servida na Barra

A maior moqueca capixaba do mundo foi servida no almoço deste sábado (2) em Conceição da Barra, no...

Concurso para PM: inscrições para vagas de soldados terminam nesta semana

O governo do Espírito Santo anunciou, em junho, um concurso público para soldados da Polícia Militar. O salário...

Fisiobus começa a atender em Monte Sinai na próxima segunda, 4 de julho

Depois de atender nos distritos de Paulista, Itaperuna e Vargem Alegre, o Fisiobus, ônibus adaptado para realização de...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta quarta-feira (29)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a quarta-feira (29) com diminuição de 1,37% no preço...

Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela, postos de saúde de todo o Brasil oferecem dose contra a doença

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a febre amarela e ressalta a importância da vacinação contra...

Juiz impõe restrições e manda soltar homem que agrediu filha e esposa em Vila Pavão

A Justiça mandou soltar e impôs uma série de restrições ao homem de 51 anos que arrastou a...