Um mês depois de inaugurada, Escola de Tempo Integral já é referência na educação de Barra de São Francisco

Compartilhe

Pouco mais de um mês depois da inauguração, ocorrida no dia 23 de fevereiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral EMEFTI) Ozéias Rezende, já se tornou um grande sucesso em todos os sentidos. Com mais de 370 alunos, a escola se tornou o espelho para o futuro da educação no município.

Pais e mães de alunos, os próprios alunos, professores e demais servidores da escola são unânimes em afirmar que o projeto está trazendo um novo tempo para a educação do município.

Na verdade, a escola resgata uma ação do atual prefeito Enivaldo dos Anjos, em seu primeiro mandato, no final dos anos 80 e inícios dos anos 90, quando implantou no município o primeiro Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), projeto de escola integral originário do Rio de Janeiro, onde era governador, na altura, Leonel Brizola. O grande educador Paulo Freire estava por trás da metodologia do projeto.

“A experiência da escola integral está sendo muito positiva. Nossos alunos estão felizes. A acolhida é um diferencial da escola: Como receber o aluno, como fazer com que ele se sinta importante e que, de fato, nós, que estamos aqui, estamos trabalhando em favor da vida deles, para uma formação diferenciada”, observa a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar.

E continua: Não é só o tempo maior na escola, mas um tempo com qualidade, principalmente depois que essas crianças ficaram distanciadas da instituição por causa da pandemia”.

“Estamos em constante aprendizado, mas percebemos que os professores estão abraçando a causa da escola, eles têm muita empolgação pelo trabalho, estão estudando, buscando formação para se inteirar e se integrar aos princípios e propósitos da educação em tempo integral”, comenta a diretora Claudiane Marçal.

“Com relação aos alunos, eles realmente não querem mais ficar em casa, a gente pergunta e a maioria responde que não quer faltar. Tem que criança que passa até mal, quando chega a hora de voltar pra casa”, relata ela.

A psicopedagoga Erika Gonçalves, destaca que o papel da psicopedagogia é fundamental na escola, principalmente porque a pandemia criou uma defasagem no aprendizado, em função da suspensão das aulas presenciais. “Essas crianças, precisa a gente ter um olhar para elas, não só no aprendizado, no cognitivo, mas também com o emocional, o orgânico”, explica.

Alunos e pais aprovam nova escola

“Eu tô gostando de estudar aqui”, resume o jovem Ryan Carlos Coelho, do 5º ano. “Aqui é muito legal porque a gente ficava só no tédio na escola Erasmo Braga, aqui minhas amigas gostam, eu gosto, é muito bom”, afirma Nana Clara Ligeiro Vidal, também do 5º ano.

Para Cauã Barbosa de Oliveira, outro aluno do 5º ano, a escola de tempo integral é diferente e tem muita coisa boa, além da comida, claro. “Quem pensou que ia ser chato, porque é integral, se enganou. Aqui é muito bom, sem contar que a gente tem três refeições por dia”.

A diarista Eliana da Silva, avó de Ana Clara, afirma que a escola de tempo integral é uma novidade que tem ajudado no seu trabalho. “Tá ajudando muito a gente, quem trabalha na casa dos outros, como eu, está gostando muito porque quando a gente volta do trabalho, pega a criança, a gente já pode ir para casa com ela”, ressalta.

Leia também

Filme de diretor morto pelos russos mostra inferno do dia a dia na Guerra da Ucrânia

GUILHERME GENESTRETI CANNES, FRANÇA (FOLHAPRESS) - Em meio ao vaivém preguiçoso de iates no ancoradouro e aos flashes...

Internacional e Cruzeiro empatam em 1 a 1 no Brasileiro Feminino

O Internacional empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, na noite desta segunda-feira (16) no Sesc Campestre,...

RELP: Empresários têm até dia 31 de maio para regularizar dívidas com desconto

Para manter parte do negócio de pé durante a pandemia da Covid-19, o carioca Mário Cunha precisou optar...

Agência do Sine de Barra de São Francisco em novo endereço

A agência do Sine em Barra de São Francisco, abre a semana com 30 oportunidades de empregos formais....

Programa nacional de redução da criminalidade tem início em 20 municípios

Vinte municípios brasileiros serão contemplados com a implementação - ou melhoria - de observatórios municipais de segurança pública....

EDUCAÇÃO BÁSICA: PL prevê avaliações de saúde periódicas obrigatórias em alunos

As crianças que estudam em escolas públicas deverão passar por avaliações de saúde periódicas obrigatórias desde quando ingressarem...

INDICADORES: preço do boi gordo sofre alta nesta terça-feira (17)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (17) com alta de 2,24% e o produto...