Última etapa da campanha de testagem para Covid-19 é iniciada no Espírito Santo

Equipes de pesquisadores visitarão residências em 19 municípios capixabas.

Última fase do ‘Inquérito Sorológico’ começa nesta segunda-feira (22) — Foto: Divulgação/Sesa

Entre esta segunda-feira (22) e quarta (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza a quarta e última etapa do “Inquérito Sorológico” no Espírito Santo, uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo coronavírus.

Seguindo a metodologia das etapas anteriores, as equipes de pesquisadores visitarão residências em 19 municípios capixabas.

O objetivo da Sesa é que mais de seis mil pessoas participem da pesquisa nesta quarta etapa nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

Para esta etapa, serão acrescidos mais oito setores censitários que serão distribuídos em Cariacica, Vila Velha e Serra.

Esta novidade visa também ampliar a estratégia de testagem à população que vive em regiões de menor infraestrutura.

“Queremos entender também se há fatores de prevalência de um bairro para outro e se as diversas condições de moradias existentes podem estar associadas a prevalência da Covid-19”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Resultados

No último dia 13, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, apresentou os resultados da terceira etapa do “Inquérito Sorológico”.

Nesta etapa, foram realizadas 6.349 testagens entre a população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores.

O estudo apontou uma prevalência de 7,36% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 295.773 pessoas no Estado que tiveram contato com o vírus.

A estimativa populacional mais que triplicou comparada aos resultados da primeira etapa, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, que apontou a prevalência de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no estado. Na segunda etapa a prevalência foi de foi de 5,14% da população infectada e uma estimativa 206.559 pessoas.

Leia mais

Homem é preso depois de engravidar criança no interior do Espírito Santo

Um homem de 54 anos foi preso por estuprar e engravidar uma menina de 12 anos. O caso aconteceu em Rio Bananal, na região...

Oriovisto Guimarães crê que concorrência vai trazer investimentos em saneamento

O novo marco do saneamento é a chave para levar serviços de água e esgoto com qualidade aos brasileiros. É o que acredita o...

Recursos do MEC garantem produção de álcool em gel e glicerinado na UFMG

Para ter acesso à verba, a universidade apresentou um projeto com detalhes da iniciativa à pasta. A proposta...

Leia também

MG: Crea apresenta propostas de engenharia, agronomia e geociências para candidatos nas eleições municipais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Minas Gerais apresentou uma carta de propostas de geociências, agronomia e engenharia aos candidatos ao...

BA: UPB afirma que competência de fiscalizar servidor que recebe auxílio é da União

A Coordenação Jurídica da União dos Municípios da Bahia (UPB) decidiu que os municípios não possuem competência, nem aparato técnico para o controle do...

Governo estuda transformar fundos de desenvolvimento regional em fundos de natureza privada

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estuda transformar Fundos de Desenvolvimento Regional do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste em fundos de natureza privada....

RN: Secretaria do estado orienta unidades de saúde a investigarem possíveis casos de reinfecção por Covid-19

A Secretaria de estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte solicitou, por meio de nota técnica, que as unidades de saúde acompanhem...