Twitter: Musk quer cortar salários e monetizar tuítes, dizem fontes

Compartilhe

Reuters – Elon Musk disse aos bancos que ajudaram a financiar a aquisição do Twitter que ele pode cortar salários dos executivos e do conselho da empresa de mídia social, num esforço para reduzir custos, além de desenvolver novas maneiras de monetizar tuítes, disseram três pessoas familiarizadas com o assunto.

Musk fez a proposta enquanto tentava garantir a compra por 44 bilhões de dólares, disseram as fontes. Sua apresentação de compromissos bancários foi fundamental para que o conselho do Twitter aceitasse sua oferta.

Musk teve que convencer os bancos de que o Twitter produzia fluxo de caixa suficiente para pagar a dívida. No final, ele conquistou 13 bilhões de dólares em empréstimos garantidos e um empréstimo de margem de 12,5 bilhões de dólares vinculado às suas ações da Tesla. Ele concordou em pagar o restante da contraprestação com seu próprio dinheiro.

Musk tuitou sobre a eliminação dos salários dos diretores do conselho do Twitter, o que segundo ele poderia resultar em cerca de 3 milhões de dólares em economias. A remuneração baseada em ações do Twitter em 2021 foi de 630 milhões de dólares, aumento de 33% em relação a 2020, mostram os registros corporativos.

Musk disse aos bancos que também planeja desenvolver recursos para aumentar a receita dos negócios, incluindo novas maneiras de ganhar dinheiro com tuítes que contenham informações importantes ou se tornem virais, disseram as fontes.

As ideias incluem a cobrança de uma taxa quando um site de terceiros deseja citar ou incorporar um tuíte de indivíduos ou organizações verificados.

No início do mês, Musk sugeriu uma série de mudanças no serviço de assinatura premium Twitter Blue, incluindo reduzir seu preço, proibir publicidade e dar a opção de pagar na criptomoeda dogecoin. O serviço premium Blue do Twitter agora custa 2,99 dólares por mês. Musk também disse aos bancos que buscará políticas de moderação na plataforma de mídia social que sejam tão livres quanto possível dentro das restrições legais de cada jurisdição, disseram as fontes, uma posição que ele repetiu publicamente.

Leia também

Servidores do Samu estão sem receber salário de abril em cidades do Norte do ES

  Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que trabalham em municípios do Norte do Espírito...

Greve termina e peritos do INSS voltam a trabalhar nesta segunda

  Passados 50 dias do início da greve de peritos médicos federais, a fila que se forma no Instituto...

Veja quanto deve ser o salário mínimo em 2023, 2024 e 2025

Anunciado em abril deste ano sem aumento real, o salário mínimo para 2023 será de R$ 1.294. O reajuste...

Projetos sobre combustíveis devem tramitar rápido no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem mostrado interesse em colocar na pauta de votação na Casa...

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

As companhias aéreas que operam voos domésticos no país – Azul, Gol e Latam – voltarão a oferecer serviço de...

Brasil discutirá maneiras de implementar mercado de crédito de carbono

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, fala hoje (17) sobre os desafios e estratégias de implementação do...