Tutorial para acesso ao Google Sala de Aula e o aplicativo EscoLAR

O Programa EscoLAR, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu), para atender os 240 mil alunos da Rede Estadual nesse período de distanciamento social por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), consiste na transmissão dos conteúdos através da TV aberta e na utilização da plataforma Google Sala de Aula, por meio do aplicativo “EscoLAR”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest).

O Google Sala de Aula e o aplicativo EscoLAR são um sistema conjunto de troca de informações entre professores e estudantes para facilitar a comunicação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Segue passo a passo para utilizar as ferramentas:

Como acessar o Google Sala de Aula?
É necessário ter um e-mail e senha.

Você sabe o que é e-mail?
Também conhecido como correio eletrônico, é um recurso que torna possível o envio e recebimento de mensagens pela internet. Os endereços de e-mails têm um formato característico: o sinal de @ sempre aparece no endereço, seguido do nome da empresa ou instituição que oferece o e-mail. Para acessar o Google Sala de Aula é preciso utilizar um endereço especifico, ou seja, institucional tanto para professores quando para alunos.

Como acessar o E-mail institucional?
– Entre no site da Sedu Digital www.sedugital.edu.es.gov.br;
– Clique na opção ‘Acesso às contas da plataforma Google’;
– Escolha a opção correspondente ao seu caso: estudante ou professor;

Importante: se você for estudante, use a carteirinha da alimentação escolar; observe o número do Registro de Aluno (RA); você precisa desse número para gerar o E-mail institucional, excluindo o zero inicial da numeração.

– Preencha os dados: inclua o primeiro nome (sem acento e sem o uso da letra ç) e o número do RA.

Importante: clicando em verificar conta, você terá as informações do seu e-mail institucional; clicando em gerar nova senha, você terá o endereço do e-mail institucional e a senha para o primeiro acesso ao sistema Google, feito isso, já pode ir ao site do Google e clicar em fazer login para ter acesso ao pacote de serviços disponibilizados pela Sedu. Clique no botão de nove pontos do lado direito da tela onde vai aparecer o ícone Google Sala de Aula.

O aplicativo EscoLAR deve ser baixado no celular Android pelo Google Play, digitando na lupa de busca EscoLAR Prodest. O Google Sala de Aula pode ser acessado sem uso do pacote de dados, a qualquer tempo e local.

Assista ao tutorial CLICANDO AQUI.

Leia mais

Ministro Tarcísio de Freitas apresenta modelo de integração de portos a representantes do setor

Por meio de videoconferência, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu, nesta quinta-feira (18), com representantes de transportadores de cargas no...

Não há nenhum impedimento no ir e vir na fronteira entre Barra de São Francisco/Mantena

Comandante Rômulo O comandante do 11º BPM de Barra...

Mais 43 cidades participarão do projeto “Municípios contra o Conoravírus”

O Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciam a seleção de mais 43 municípios que participarão do projeto...

Governo Federal já investiu mais de R$ 1,6 bilhão em habilitação de leitos de UTI, diz Ministério da Saúde

O Governo Federal afirma ter investido R$ 1,63 bilhão em habilitação de leitos de UTI desde o início da pandemia. Em entrevista coletiva na...

Leia também

Drive-in Fest Cooler agita Pedro Canário neste sábado (26)

Depois de muito tempo, Pedro Canário vai estar em festa neste sábado (26), com o Drive-in Fest Cooler, a partir de 21h, no Itaúnas...

Aulas presenciais da Educação Infantil no ES estão autorizadas a voltar a partir do próximo dia 5

As aulas presenciais da Educação Infantil no Espírito...

Assaltantes batem carro em poste e veículo pega fogo durante perseguição na BR-101

O carro havia sido roubado por dois suspeitos...