Turma do curso de Análise Criminal realiza visita técnica ao Ciodes e CIAT

Compartilhe

Os alunos do curso de Análise Criminal conheceram de perto as operações realizadas pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e pelo Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) do Espírito Santo. As visitas aconteceram nos dias 11 e 12 de novembro e fazem parte da etapa presencial das aulas coordenadas pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Para seguir os protocolos de segurança da Covid-19 e facilitar o aprendizado, os 50 agentes de segurança pública, entre policiais civis e militares que compõem a primeira edição do curso, foram divididos em quatro turmas. As visitas foram monitoradas pelo assessor especial Cleomar Ferreira, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que é docente do curso de Análise Criminal.

A coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã no Espírito Santo, Bárbara Caballero, destacou a importância das aulas presenciais e das visitas técnicas para a formação dos analistas. “Os alunos puderam conhecer na prática todo o processo de produção de estatísticas criminais, desde o recebimento de uma ligação no 190 pelo Ciodes, como ela é encaminhada à unidade de segurança responsável, como esse atendimento vira um registro criminal (Boletim Unificado), até o momento em que esse registro se transforma em uma estatística”, explicou.

“Além do Ciodes e do CIAT, os participantes conheceram ainda o ambiente operacional e a equipe responsável pelo Disque-Denúncia 181. Com tudo isso, foi possível observar o trabalho integrado de inteligência realizado pelas polícias Civil e Militar do Espírito Santo, com tecnologia de ponta na análise telemática, e que contribui significativamente para a investigação e prisão de criminosos”, disse Bárbara Caballero.

Uma outra etapa das aulas presenciais foi realizada no laboratório de informática da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com a disciplina “Ferramentas Quantitativas de Análise Criminal”, ministrada pelo investigador de Polícia Civil e gerente do Observatório de Segurança Pública, Carlos Souza.

“Com o conhecimento das ferramentas quantitativas, as turmas puderam compreender como as estatísticas são analisadas nos painéis de visualização de indicadores criminais e nos mapas georreferenciados dentro dos sistemas elaborados e mantidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado. Uma oportunidade de vivenciar, do início ao fim, o processo sistematizado e integrado de tecnologia e de inteligência policial, realizado no Espírito Santo”, pontuou a coordenadora do OSC/ES.

O curso de Análise Criminal é realizado de forma híbrida, com aulas virtuais e presenciais, e segue até o final deste ano. A intenção é que o curso seja ofertado semestralmente, tendo como público-alvo agentes de segurança pública do Espírito Santo, como servidores da Polícia Civil (PCES), Polícia Militar (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Guardas Municipais e demais gestores da área.

Observatório da Segurança Cidadã

O Observatório da Segurança Cidadã do Espírito Santo, criado em 2019 com estrutura transversal e sob coordenação executiva do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade, a partir de dados e informações de fontes públicas e/ou privadas. Algumas das competências do OSC/ES são contribuir com a gestão das informações, proporcionar transparência às informações obtidas, democratizar o acesso às informações e incentivar o acesso aos dados.

Para saber mais sobre o OSC/ES, acesse: http://www.ijsn.es.gov.br/observatorio-da-seguranca-cidada.

Leia também

Hortões municipais já produziram e entregaram 1.936 caixas de verduras, legumes e frutas

Os hortões municipais geridos pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) já produziram 1.936 caixas de legumes, verduras, frutas...

Criador do meme “Me dê, papai” morre em bar

Faleceu no início da tarde deste domingo (3) cidade de Tauá, no estado do Ceará, José Iaiá mais...

Ex-presidente da Petrobras diz a blog que Bolsonaro queria impor diretores

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ex-presidente da Petrobras e economista Roberto Castello Branco disse ao blog da...

Seis cidades atingidas por desastres receberão R$ 8,3 milhões para ações de defesa civil

Seis cidades brasileiras atingidas por desastres naturais vão receber mais de R$ 8,3 milhões para investir em ações...

ES: vazamento de gás causou explosão e desabamento de prédio, diz laudo

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo divulgou, na manhã desta terça-feira (5), informações sobre o laudo que...

Justiça decide que banco deve ressarcir cliente por PIX não autorizado

    PIX — Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO A Justiça do Espírito Santo decidiu que um banco deve ressarcir um cliente...

Barra de São Francisco e municípios vizinhos recebem equipamentos agrícolas

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou 92 equipamentos...