Turismo volta a dar sinais de recuperação

Compartilhe

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro, o Índice de Atividades no acumulado de janeiro a outubro de 2021, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão de 20,7% frente a igual período do ano passado, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos nas receitas de empresas que pertencem aos ramos de transporte aéreo; hotéis; restaurantes; locação de automóveis e rodoviário coletivo de passageiros.

Regionalmente, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de São Paulo (8,4%), seguido por Rio de Janeiro (16,6%), Bahia (50,0%), Minas Gerais (27,8%) e Pernambuco (45,4%).  Em comparação com o mês anterior (setembro), a movimentação econômica do setor registrou um crescimento de 1%.

“As pessoas estão mais confiantes e viajando mais. Aqui na agência o movimento aumentou. Todos estão passeando pelo Brasil”, afirmou o agente de viagens de uma empresa de Vitória, Espírito Santo, Isac Moura.
Oriana Escalona, venezuelana, sempre foi acostumada a viajar, e devido a pandemia teve que ficar dentro de casa. Com a vacinação e as medidas de segurança que têm sido adotadas, ela se sente mais confiante para fazer atividades dentro de Brasília e até mesmo viajar para fora do Brasil.
“Me sinto mais segura com as medidas que estão sendo tomadas,  aliás eu sinto como se fosse viajar quando não tinha a pandemia, sabe? E graças a essas medidas vou voltar a passear com mais frequência, assim como fazia antes da pandemia. Inclusive eu acabei de chegar da Venezuela, fiz uma viagem e passei dois meses por lá, já estou planejando outra para o ano que vem no Brasil e para o exterior.”

Na comparação com outubro do ano passado, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 26,9%, sendo impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de hotéis; transporte aéreo; restaurantes; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros. Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação onde o indicador é pesquisado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (20,0%), seguido por Minas Gerais (40,0%), Rio de Janeiro (21,2%), Bahia (58,3%), Pernambuco (44,0%) e Rio Grande do Sul (36,3%).

A Confederação Nacional do Turismo (CNC) projeta crescimento de quase 22% no volume de receitas do setor para este ano.

Movimentação nos aeroportos

Três milhões de passageiros devem passar pelos 37 aeroportos da Infraero entre a próxima sexta-feira (17) e o dia 3 de janeiro de 2022. O número é 44% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 2 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 4 de janeiro deste ano.

O maior movimento deve ocorrer entre os dias 20 e 23 de dezembro e no dia 3 de janeiro. No aeroporto de Brasília, que é administrado pela Inframérica, a expectativa também é de muita movimentação.

O fluxo previsto para dezembro deverá ser de 1,3 milhão passageiros e estão previstos quase 10 mil pousos e decolagens. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador são os destinos mais procurados nesta alta temporada de verão.

Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilFoto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Leia também

Bruno Soares sobra na estreia de duplas do Torneio de Roland Garros

O mineiro Bruno Soares avançou à segunda rodada de duplas do Torneio de Tênis de Roland Garros, em...

Kaysar Dadour diz que ficou deprimido por duas horas ao raspar barba para papel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de quatro anos com barba longa, o ator sírio Kaysar Dadour, 32,...

Homem é preso suspeito de assediar mulheres durante jogo em Nova Venécia

Um homem foi preso na tarde deste domingo (22), suspeito de assédio sexual contra duas mulheres nas dependências...

Festas juninas presenciais voltam a São Paulo após dois anos

PATRÍCIA PASQUINI - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) Depois de um hiato de dois anos, quadrilha, doce de milho e...

Helicóptero realiza pouso emergência após pane em Barra de São Francisco

Um helicóptero realizou um pouso emergencial na tarde desta quarta-feira (25), na região do Córrego da Penha, em...