Turismo inicia ação para retomada gradativa das atividades em Anchieta

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, iniciou esta semana uma ação de visita aos empreendimentos turísticos do município com propósito de orientar sobre como se inscrever no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e aderir ao Selo do Turismo responsável, projetos criados pelo Ministério do Turismo.

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

Já o selo Turismo Responsável é um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. É um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.

Conforme o secretário da pasta no município, Caio Mozer, para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur. Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

As visitas estão acontecendo nos empreendimentos da sede e também serão realizadas no interior. Técnico da secretaria darão todo apoio para que os empreendedores consigam completar os dois cadastros e obterem a certificação.

Informações: (28) 99883-8695 (Guilerme Barcelos).


Leia mais

Leia também