Trio americano ganha Nobel de Economia por pesquisa que ajuda no combate à pobreza

Compartilhe

Três pesquisadores da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia deste ano. O trio desenvolveu métodos que ajudam no combate à pobreza, com ações mais eficazes para melhorar a saúde e o desempenho escolar de crianças.

O americano Abhijit Banerjee, nascido na Índia, a franco-americana Esther Duflo, a mulher mais jovem a ganhar um Nobel de Economia, aos 47 anos, e Michael Kremer, também dos Estados Unidos, receberam os prêmios nesta segunda-feira (14).

Para o júri, os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores permitiram ações mais dinâmicas na área da saúde e educação das crianças, como reformas educacionais que adaptam o ensino às necessidades dos alunos. Como resultado direto, mais de cinco milhões de crianças indianas foram beneficiadas com a metodologia dos ganhadores do Nobel.

A pesquisa mostrou também que as pessoas mais pobres são mais sensíveis à elevação de preço nos gastos com cuidados preventivos com a saúde. Em outra parte do estudo, as taxas de vacinas triplicaram depois que algumas aldeias foram selecionadas aleatoriamente para ter acesso a clínicas móveis.

Hoje, segundo o comitê do Nobel, mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem com rendimentos extremamente baixos e mais de cinco milhões de crianças morrem todos os anos por doenças que poderiam ser evitadas com tratamento barato. Além disso, cerca de metade das crianças do planeta ainda saem da escola sem habilidades básicas de alfabetização e aritmética.

Foto: Divulgação/The Nobel Prize

Leia também

Pavimentação asfáltica de ruas segue pelo bairro Irmãos Fernandes em Barra de São Francisco

A Rua Capitão Antônio Lopes Tatagiba (rua da feira), já está com a pavimentação asfáltica concluída em toda...

Casagrande embarca para Dubai e Ferraço assume Governo pela 4ª vez

O Governador Renato Casagrande passou o cargo do executivo estadual para o vice-governador, Ricardo Ferraço, na manhã desta...

Café produzido no Espírito Santo pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer

Além da importância para a economia, o café oferece inúmeros benefícios para a saúde. Uma pesquisa realizada pela...

Operação conjunta resulta na prisão de suspeito da morte de dentista em Conceição da Barra

Um homem de 27 anos suspeito de envolvimento na morte do dentista Edgleyson Abrão da Silva, de 28...

Refis 2023: prazo para aderir ao programa é prorrogado até 28 de dezembro

O prazo para aderir ao Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis-DF 2023) foi prorrogado...

Nova metodologia do EJA busca unir ensino básico e profissionalizante

No Brasil, apenas 3,5% das matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são na modalidade profissionalizante. A...