Trinta famílias contempladas em Alegre com o Crédito Fundiário

Trinta famílias da comunidade de Feliz Lembrança, no distrito de Rive, zona rural de Alegre, assinam, nesta quarta-feira (29), o contrato junto às instituições financeiras para receber os recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que, no Espírito Santo, é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Mário Louzada, é gratificante viabilizar essa conquista, sobretudo neste período sensível que o país atravessa por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Mantivemos nossas atividades de análises de processos e tantas outras, com todos os cuidados necessários, para que a economia pudesse continuar sendo movimentada. Hoje, a comunidade de Feliz Lembrança pode comemorar a assinatura do contrato, que representa um passo significativo na vida da tantas famílias, beneficiando quase 100 pessoas ao todo. O PNCF é um programa que vai além da entrega da terra, mas tem também uma importante vertente social, conferindo dignidade e inclusão”, disse.

De acordo com o coordenador da Associação de Produtores e Moradores de Feliz Lembrança, João da Silva Abreu, foram adquiridos 30 alqueires de terra, que serão distribuídos igualmente entre as famílias. “São meeiros e diaristas que agora terão sua própria terra, impactando bastante na renda de cada um”, explicou.

Um dos beneficiados pelo programa é Paulo Gonçalves de Azevedo Junior, de 23 anos, que vivia na propriedade dos pais. “Tendo meu imóvel rural, pretendo focar na fruticultura, especificamente graviola, inclusive para fornecer matéria-prima para a agroindústria de polpa de frutas da nossa comunidade. Também tenho intenção de continuar os investimentos com café, como fazia na terra dos meus pais”, contou Paulo Junior.

Em 2019, a Associação realizou um censo e identificou que a renda anual da comunidade, que integra 52 famílias, foi de 1,5 milhão. Com a aquisição da terra pelo PNCF, a expectativa é que o faturamento anual chegue a R$ 4 milhões com investimentos em cafeicultura, fruticultura, agroindústria e outros.

Negociações

O coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE/Idaf), Isidorio Simões, conta que a negociação foi intensa e o sucesso da operação deve ser creditado ao empenho de todos os envolvidos. “Essa propriedade está localizada ao redor da comunidade de Feliz Lembrança e há anos existe uma tentativa de adquirir o imóvel. Contamos com a dedicação dos servidores do Idaf, tanto da UTE quanto da gerência local de Alegre, além das empresas de assistência técnica e extensão rural, que prestaram todo o apoio necessário, além da participação ativa dos moradores. Essa força de vontade tornou possível o processo”, comemorou Simões.

Ele explica ainda que a aquisição da terra é a porta de entrada para o programa. “A partir de agora, a UTE desenvolve um trabalho de gestão e acompanhamento junto a esses usuários, essencial para a manutenção desses produtores, proporcionando qualidade de vida no campo”, pontuou.

PNCF

De julho de 2019 a fevereiro deste ano, a UTE submeteu ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável 162 propostas de compra de terra no Espírito Santo, sendo que 119 dessas já foram encaminhadas para a avaliação das instituições financeiras. O investimento total foi de R$ 17 milhões. Existem ainda em torno de 200 propostas em análise pela equipe da UTE.

O PNCF é um programa gerenciado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Governo Federal, que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento.

Os interessados e que atendam às prerrogativas do Crédito Fundiário podem buscar orientações junto ao Sindicato de Trabalhadores Rurais do seu município ou à própria UTE. Para mais informações, acesse idaf.es.gov.br/ute-es.

 

Texto: Francine Castro

 

Leia mais

Construções liberadas no Residencial Villaggio Masarin

O Residencial Villaggio Masarin é um loteamento diferenciado,...

Secretaria da Saúde divulga 44º boletim da Covid-19

O Espírito Santo tem 383 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até este sábado (11). O...

INSS amplia serviços remotos durante pandemia

Segurado pode acessar serviços ou fazer consultas pela internet, aplicativo e telefone. – Foto: Mariana Alejarra/PR Com a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro...

Motorista perde o controle do veículo e cai em Córrego no interior de Vila Pavão

Um condutor de um veículo perdeu o controle da direção e caiu em córrego na localidade...

Leia também

Motorista que aparece em vídeos fazendo manobra perigosa é filho da dona do carro

Homem tem 36 anos, mora com a mãe, está desempregado e recebendo auxílio emergencial. Imagens mostram o motorista fazendo a manobra conhecida como 'cavalo...

Capixaba viraliza na internet após fazer embaixadinha com pote de gel; veja o vídeo

Mateus é auxiliar de farmácia e foi flagrado pelas câmeras de videomonitoramento no momento em que "salvava" um pote de gel que caiu do...

Espírito Santo chega a 3.485 mortes e 118.218 curados com 128.265 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (24), 3.485 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 128.265. O índice de letalidade...

Data dos desfiles do carnaval de Vitória será definida em reunião no próximo dia 15

"Os presidentes das escolas capixabas querem fazer carnaval, mas não sabemos se será em fevereiro ou se precisará ser em outra data", declarou o...