Três cinemas da Grande Vitória são notificados por não exigirem ‘passaporte da vacina’

Compartilhe

 

Profissionais da Vigilância Sanitária Estadual estiveram em campo na noite desta segunda-feira (20) — Foto: Divulgação/Sesa

Profissionais da Vigilância Sanitária Estadual estiveram em campo na noite desta segunda-feira (20) — Foto: Divulgação/Sesa

Três cinemas da Grande Vitória foram notificados após não exigirem o chamado “passaporte da vacina”, o comprovante da vacinação contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), profissionais da Vigilância Sanitária Estadual estiveram em campo na noite desta segunda-feira (20) para fazer cumprir a exigência do comprovante vacinal com esquema primário completo.

As autoridades sanitárias percorreram cinco cinemas, localizados em Vitória, Serra e Vila Velha. Três locais foram autuados por irregularidades e receberam auto de infração e a determinação de iniciar imediatamente a verificação do comprovante vacinal. Os demais estavam em conformidade com as exigências sanitárias.

Os nomes dos cinemas não foram divulgados.

“Estamos recomendando aos secretários municipais a solicitação de um calendário de fiscalização a todas as atividades as quais se exijam o passaporte da vacina. Demos o comando para que a Vigilância, com seu caráter suplementar, amplie a fiscalização diurna e noturna da exigência do passaporte da vacina, porque não adianta implementar uma norma e não ser cumprida. Tem que ter fiscalização”, disse o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

A fiscalização em ambientes externos é uma das competências das vigilâncias municipais, entretanto, em virtude da importância da ação e de se fazer cumprir a determinação estadual, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, solicitou que as autoridades sanitárias estaduais estivessem à frente.

Em casos de os serviços não seguirem as definições estabelecidas, as vigilâncias têm autonomia de proceder para a interdição do espaço. “Não vamos abrir procedimento, uma advertência. Enquanto o serviço não estiver exigindo adequadamente o passaporte da vacina, ele será interditado”, salientou o secretário.

Nos próximos dias os profissionais seguirão atuando em diferentes pontos estratégicos da região da Grande Vitória, como bares e restaurantes que têm pista de dança ou atrações musicais, boates, shows e cerimoniais. A expectativa também é que as regionais de saúde Norte, Sul e Central se organizem a fim de realizarem tais atividades em seus municípios de atuação.

“Precisamos que todos os gestores municipais também trabalhem pela fiscalização dessa medida, porque é uma medida que guarda coerência com o enfrentamento a Covid-19. Precisamos induzir a vacinação e garantir que as pessoas que vão para as atividades coletivas tenham um ambiente com todos vacinados, com esquema completo”, pontuou Nésio Fernandes.

As atualizações referentes à Portaria Nº 210-R, estão dispostas no texto consolidado da Portaria Nº 013-R, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19). Vale ressaltar que a exigência da comprovação do esquema vacinal primário completo (D2 ou DU) não se aplica às pessoas que não compõem o público elegível para receber a vacina contra a Covid-19, tais como as faixas etárias em que a vacinação não é recomendada e aqueles indivíduos que têm contraindicação à vacina, comprovada por laudo emitido por profissional médico (que precisa ser apresentado).

Leia também

Coopeavi recebe inscrições para 2º Torneio de Silagem de Milho

  O inverno chegou e é tempo de se preparar para manter nutrido o gado leiteiro sem contratempos. Com...

Apostas de Aracruz , Barra de São Francisco, Colatina, Nova Venécia e Vila Velha ganham R$ 42 mil na Mega

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2.497 da Mega Sena, sorteadas no sábado (2) à noite em...

Nova Venécia vai realizar o projeto “Meu Bairro tem Talento”

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizará, no próximo fim de...

Decisões judiciais contra shows em municípios sem saneamento adequado reabrem discussão sobre investimentos

A importância de investimentos em saneamento básico voltou a ser tema de discussões a partir das decisões judiciais...

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta sexta-feira (1º)

A cotação da arroba do boi gordo começou a sexta-feira (1º) com alta de 0,19% e o produto...

Sisu: Inscrições da segunda edição de 2022 começam nesta terça (28)

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas a partir desta terça-feira...

Aster vence o União FC e se recupera no Grupo A do Campeonato Capixaba Feminino 2022

  Depois da derrota para o Serra na estreia, o Aster se recuperou no Campeonato Capixaba Feminino 2022. Na...

Campeonato Perna de Pau 2022 começa no 11 de julho e terá até 16 equipes

A 22ª Edição do Campeonato Perna de Pau de Futsal Masculino deve começar no dia 11 de julho,...