Tremor de terra registrado em Águia Branca foi sentido por moradores de Pancas

 

Um pequeno tremor de terra foi registrado no município de Águia Branca, na região Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (12) e foi sentindo por moradores de Pancas, como divulgamos mais cedo aqui. O sismo não causou danos materiais e ninguém se feriu. As informações são de Gabriela Fardin e Luiza Marcondes, da TV Gazeta e G1 ES.

O evento de magnitude 1.3 (MLv), considerada baixa, foi registrado por três estações da Rede Sismográfica Brasileira e foi analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb).

Sem entender a causa do tremor de terra, os moradores acionaram a Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador do órgão, Leandro Rocha, a suspeita era de que detonações de pedras estariam sendo feitas próximas a localidade. “Mas aqui em volta de Lajinha (Pancas) não encontramos nenhum tipo de implosão de terra ou desplacamento de rocha”, contou.

O professor do Observatório Sismológico da UnB George Sand explicou que os registros de tremores de terra na região são comuns. No entanto, a baixa magnitude dos sismos tornam eles, na maior parte das vezes, imperceptíveis à população.

Essa região tem algumas ocorrências de tremores que, na maioria dos casos, são imperceptíveis para a população. Esse só foi sentido por ter acontecido próximo a uma região com casas. É uma atividade que acontece na região e na maioria dos casos nessa magnitude”, explicou o professor.

O casal de aposentados Elza e Reinaldo Spamer contou que já sentiu um tremor de terra na localidade há cerca de 10 anos. “A gente sentiu naquela época e agora de novo. Agora foi mais fraco. Foi um susto”, contou a mulher.

Tremor de terra foi registrado em Lajinha, em Pancas, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Tremor de terra foi registrado em Lajinha, em Pancas, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

 

Tremor de terra é registrado em Águia Branca, no Noroeste do ES — Foto: Divulgação/ Observatório Sismológico
Tremor de terra é registrado em Águia Branca, no Noroeste do ES — Foto: Divulgação/ Observatório Sismológico

 

-->