TRE sorteia urnas de Barra de São Francisco para passar por votação paralela; entenda

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou nesse sábado (14) o sorteio das urnas eletrônicas que vão passar por processo de auditoria no dia das eleições 2020, marcadas para este domingo (15).

A chamada votação paralela é um evento realizado no mesmo dia das eleições, usando um sistema informatizado de captação e contabilização de votos, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.

Foram sorteadas urnas de seções eleitorais de Vitória, Pinheiros, Itapemirim, Ibitirama, Aracruz, Muniz Freire e Barra de São Francisco.

Na prática, essa auditoria consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.

O procedimento é feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em todo o país por meio de amostragem, com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, entre outras instituições.

Os trabalhos de auditoria são públicos e podem ser acompanhados por qualquer interessado. Três urnas serão trazidas para a sede do TRE-ES para o processo de votação paralela, que transcorrerá durante todo o horário de votação no domingo; três urnas serão separadas para teste de integridade; e duas urnas serão utilizadas para auditoria futura.

Às 17h será encerrada a votação, mesmo que a totalidade das cédulas não tenha sido digitada, adotando a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas as providências necessárias para a conferência dos resultados obtidos nas urnas verificadas.

 

Leia mais

Governo Federal proíbe queimadas em todo o país por 120 dias

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que proíbe as queimadas em todo o país por 120 dias. A norma vale desde a última quinta-feira...

Nova Venécia confirma mais 26 casos de coronavírus nesta sexta-feira (21)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia,...

Um mês após volta às aulas presenciais, escolas da rede estadual do Espírito Santo somam 300 professores com Covid-19

Somados aos casos confirmados em escolas particulares e no ensino superior, o total de contaminados chega a 648, entre alunos e professores. Três escolas...

Leia também

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Sul tem previsão de chuva intensa somente no Paraná e Santa Catarina neste sábado (5)

No sábado (5), há previsão de chuva intensa no Paraná e em Santa Catarina. Nestes estados, a chuva ocorre a qualquer hora do dia...

Vice-prefeito eleito quer geração de emprego para Nova Venécia

Paulo Roberto Damaceno, 49 anos, será empossado no próximo dia 1°, e confia num mandato promissor para o Município, com olhar voltado para grandes...