TRE-ES recebe quase 1.500 denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais

Queixas foram recebidas pelo aplicativo da instituição. Eleitores também podem denunciar os casos para o Ministério Público Eleitoral pelo telefone 127.

Por Gabriela Ribeti, TV Gazeta

A Justiça Eleitoral do Espírito Santo já recebeu quase 1.500 denúncias de crimes eleitorais nestas eleições. As queixas foram recebidas pelo aplicativo da instituição, o “Pardal”.

Pelo aplicativo, o eleitor pode fazer denúncias e enviar arquivos, como fotos e áudios. Vitória é o município com a maior concentração de registros, com 300 denúncias de irregularidades de campanhas e crimes eleitorais.

Eleitores podem fazer denúncias pelo aplicativo ‘Pardal’ — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta

O promotor de Justiça Claudio Lemos explicou que as denúncias registradas são encaminhadas para o juiz eleitoral que vai apurar o caso. Se o caso for de propaganda irregular, a ação é imediata.

“O juiz eleitoral recebendo aquilo vai tomar providências imediatas, se for propaganda irregular, para poder cessar aquela propaganda irregular. Quando o caso é algum outro crime que dependa de investigação do Ministério Público Eleitoral, o juiz encaminha para o promotor que vai investigar a veracidade daquela denúncia”, informou Claudio.

Além do aplicativo “Pardal”, os eleitores também podem denunciar crimes eleitorais diretamente ao Ministério Público pelo telefone 127.

Segundo as autoridades, a participação dos eleitores na fiscalização do processo eleitoral é ainda mais importante por causa da possibilidade que notícias falsas se espalhem na internet e interfiram no resultado das urnas.

“Recebeu uma mensagem eleitoral, em plena eleição, tenha o cuidado de não repassar. Cheque se é verdade mesmo. Existem as pessoas que transmitem a fake news por falta de cuidado. Essa responsabilidade é de todos nós”, destacou o promotor de Justiça Marcelo Lemos.

Em Vitória, os candidatos assumiram um compromisso com o Ministério Público de não divulgar as chamadas “fake news”.

“As fake news mudam a história política de um país, de uma nação, de uma cidade. Elas sempre existiram, mas agora se tornaram um malefício muito grande, porque não é algo corriqueiro, que passa despercebido. Elas ferem o que tem de mais sagrado no Estado de Direito que é a democracia. Fere o resultado das urnas”, declarou o promotor de Justiça Marcelo Lemos.

 

Aplicativo recebe fotos, vídeos e áudios para denúncias — Foto: Paulo Cordeiro/TV Gazeta

Leia mais

Criança de 5 anos leva a pior em briga de casal que foi contido pela PM em Água Doce do Norte

Um casal de namorados de Água Doce do Norte teve uma discussão na última quinta-feira (06/08/2020), e quem acabou levando a pior foi uma...

Programa ‘Ceasa de Portas Abertas’ recebe alunos do Senai Vila Velha

O Programa “Ceasa de portas abertas” recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o grupo de alunos do terceiro...

Lives de hoje: Jorge e Mateus, Maiara e Maraísa, Claudia Leitte e mais

Com destaque para a apresentação dos cantores Jorge...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem previsão de tempo com chuva, nesta segunda-feira (2)

Previsão de tempo com chuva em boa parte da região Sudeste do país, nesta segunda-feira (2), especialmente no norte de Minas Gerais, Rio de...

Leia também

Dega do Altoé quer atuar em prol dos mais necessitados

Pela quarta vez disputando eleição, José Pereira Sena, 59 anos, mais conhecido como Dega do Altoé, foi eleito a vereador de Nova Venécia para...

Prefeitura de Guarapari adia provas de concurso público por tempo indeterminado

O motivo, segundo comunicado divulgado pela administração municipal,...

Novo aumento! Gás de cozinha pode chegar a R$ 80 nas distribuidoras da Grande Vitória

Cozinhar o arroz, o feijão, preparar a carne...