O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) definiu a data da eleição suplementar que vai escolher o novo prefeito do município de Itapemirim, no Sul do estado.
O pleito será realizado no primeiro domingo de junho (5) deste ano. Além da data, o plenário do Tribunal aprovou nesta segunda-feira (11) todo o calendário das eleições.
Itapemirim terá que escolher um novos prefeito e vice-prefeito depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do prefeito Thiago Peçanha (Republicanos), o Dr. Thiago, e de seu vice, Nilton Santos (Republicanos), o Niltinho, por abuso de poder político.
A decisão pela cassação aconteceu no dia 31 de março e não cabe mais recurso. Antes disso, em fevereiro de 2021, Peçanha e seu vice já haviam sido condenados em primeira instância pela Justiça Eleitoral.

Thiago Peçanha (Republicanos) teve mandato cassado pelo TSE — Foto: Reprodução/Redes sociais
A condenação dos gestores ocorreu em função de nomeações de servidores que ocorreram no ano eleitoral de 2020 e que foram consideradas irregulares pela Justiça. A ação foi proposta por Rodrigo de Almeida Bolelli, presidente da coligação que uniu PSB, DEM, PSD, Podemos, Avante e PP naquele ano.
Por conta das nomeações, o número de comissionados cresceu 60%, passando de 401 em 2019 para 610 em 2020. Já o quadro de estagiários aumentou 510%, saltando de 171 em 2019 para 946 em 2020.