Transparência nas compras emergenciais ganha mais uma forma de consulta

A consulta aos dados sobre compras e contratos emergenciais realizados para o combate ao novo Coronavírus (Covid-19) no Estado ganhou novas funcionalidades nesta terça-feira (19). Agora, a informação conta com uma coluna em que é discriminado o valor unitário de cada item adquirido, com as seguintes unidades de medida: litro, metro e quilo, entre outros.

A subsecretária de Estado de Transparência da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), Mirian Porto do Sacramento, explica que a visualização do valor por unidade torna mais fácil para o cidadão entender se o valor pago pelo Poder Público está dentro do esperado, o que fortalece o controle social.

 “Situações de emergência requerem soluções rápidas e, muitas vezes, de forma paliativa, que podem, no caso do Estado do Espírito Santo, serem melhoradas nos próximos dias, a exemplo do Painel de Business Intelligence (BI), que está sendo desenvolvido para dar maior visibilidade à aplicação dos recursos públicos no combate à pandemia causada pelo novo Coronavírus, fomentando a participação cidadã e o controle social eficaz”, salienta a subsecretária Mirian Porto.

Para acompanhar as compras públicas realizadas desde o início da pandemia, é só acessar o site https://coronavirus.es.gov.br/contratos-emergenciais. Os dados também podem ser visualizados no Portal da Transparência (www.transparencia.es.gov.br).  O painel apresenta cada compra efetivada, mostrando o órgão contratante, o nome da empresa contratada, um resumo dos produtos ou serviços adquiridos, valor global e unitário, data de assinatura do contrato e prazo de vigência, entre outras informações. É possível ainda fazer o download do Termo de Referência ou do Projeto Básico; e da íntegra do contrato.

Para dar mais clareza às informações, o texto de apresentação do painel de compras emergenciais ganhou três novos alertas. O primeiro explica que as aquisições realizadas por Dispensa de Licitação não exigem a publicação de Edital; o outro explica que o local de execução e a modalidade da contratação podem ser verificados no Termo de Referência, disponível para download; e um terceiro informa que, tão logo sejam realizadas compras em outras modalidades editais e fases da licitação, bem como seus contratos, também serão publicados no portal.

Outra novidade que entrou no ar foi o dicionário de dados, que explica cada coluna (quais são, significado e formato), e está presente na base de dados disponibilizada para download. O detalhamento é útil, principalmente para o público que utiliza os dados em pesquisas ou comparações, como a comunidade acadêmica e os jornalistas.

 

Leia mais

Brasil tem 9.146 mortes e 135.106 casos confirmados de coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (7) o balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil. Os principais dados são: 9.146mortes, eram 8.536 mortes na quarta-feira...

Secretaria de Governo transfere mais de R$ 500 milhões para investimentos no País

– Foto: EBC A Secretaria de Governo da Presidência da República anunciou nesta semana...

GVBus fecha posto no Faça Fácil de Campo Grande por conta do novo Coronavírus

Para atender às normas e orientações de redução de circulação de pessoas, com o objetivo de...

Incaper faz experiência com cultivo orgânico de morango em Montanha

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Icaper) realiza trabalhos de experiências participativas...

Leia também

Após pisar em uma mulher em SP, PMs são afastados da função

Os policiais que aparecem nas imagens pisando e...

Os caminhos para trabalhar ou fornecer serviços na retomada da Samarco

A retomada das operações da Samarco, no Sul...

Após noite de festa, Adriano Imperador precisa de ajuda para sair de baile funk no Rio

Adriano Imperador foi filmado na manhã do último...

Operação em Guaíra apreende 500 caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai

Carga estava em um caminhão que foi abandonado, após perseguição policial; ninguém foi preso. 1...