Todos profissionais da rede estadual de educação do Espírito Santo serão testados para a Covid-19

Os profissionais da educação e parte dos alunos do Espírito Santo serão testados para a Covid-19. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (18) pelos secretários estaduais de Saúde, Nédio Fernandes, e Educação, Vitor de Angelo.

Segundo Nésio Fernandes, todos os profissionais da rede estadual serão testados.

Também haverá um inquérito sorológico com parte dos alunos e profissionais das redes municipal, estadual e particular.

No inquérito, mais de 5 mil pessoas serão testadas em 13 cidades.

De acordo com Vitor, as datas e demais informações sobre as testagens serão divulgadas aos profissionais a partir da próxima semana.

Sobre o retorno das aulas presenciais para os ensinos fundamental e médio, Nésio explicou que ainda não há data definida.

Nésio explicou que os dados disponíveis apontam para a possibilidade de retorno das aulas em outubro. O atual decreto sobre a suspensão das aulas presenciais vale até o final de setembro.

As instituições de ensino superior estão autorizadas a ter aulas presenciais desde segunda (14).

Plano de volta às aulas

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou no dia 4 de setembro que tem “interesse” em retomar as aulas presenciais das instituições da educação básica em outubro. Um plano de retomada foi divulgado pelo governo e disponibilizado para consulta pública.

Tal protocolo prevê as medidas a serem adotadas nas instituições de ensino para que a retomada seja segura para alunos e funcionários.

O plano prevê o retorno às aulas presenciais das escolas públicas estaduais, em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas.

O uso das atividades remotas por meio do Programa EscoLAR passou a ser considerado carga horária letiva a partir de 1º de julho.

Com isso, mesmo com o retorno às aulas presenciais, as atividades e os recursos disponibilizados à distância complementarão as atividades dos encontros presenciais, constituindo um modelo híbrido da oferta educativa.

Quando for definida a retomada, as unidades escolares deverão observar procedimentos técnicos e sanitários.

 

Leia mais

Está com o nome negativado? Serasa oferece desconto de até 50% nas dívidas

A Serasa lança a partir desta quarta-feira (16)...

Seis estados estão livres da febre aftosa sem vacinação, reconhece Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu na última sexta-feira (14) seis estados como livres da febre aftosa sem vacinação. Para alcançar...

Sesa divulga 27º boletim epidemiológico da dengue, zika e chikungunya

Nesta quinta-feira (09), a Secretaria da Saúde (Sesa) divulga o 27º boletim epidemiológico da dengue, zika...

Campanha de vacinação contra sarampo em adultos vai até o final de agosto

Campanha de vacinação vai até o dia 31 de agosto. Foto: Banco de imagens Quem tem entre 20 e 49 anos tem até o dia 31...

Leia também

Majeski solicita suspensão de licitação milionária da Assembleia do Espírito Santo

O deputado estadual Sergio Majeski (PSB) apresentou solicitação formal para que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) suspenda o...

“O povo está cansado de Pereiras e dos Anjos”, Mito ou Verdade?

Sempre que o assunto é política, moradores de Barra de São Francisco usam uma frase que já se tornou popular. "O povo está cansado...

BSF: cantor Adilson Câmara registra ocorrência policial por ter carro apedrejado

Depois do episódio de vandalismo contra veículos contendo adesivos da campanha política em Barra de São Francisco, mais um caso de violência gratuita foi...

Cadáver é encontrado em São Gabriel da Palha, após denúncia anônima

Um cadáver foi localizado, nesta segunda-feira (19), próximo ao campo de futebol do Bairro São Sebastião em São Gabriel da Palha. A Polícia Militar foi...