A estudante capixaba Larissa Lima, de 23 anos, namorada do empresário israelense Noam Mendelson, de 35 anos, recém-convocado para atuar pelo Exército de Israel contra o grupo extremista Hamas, disse que está apreensiva com os ataques e bombardeios constantes em meio à falta de notícias precisas de onde o namorado está lutando. O conflito já deixou mais de 2 mil mortos, entre crianças, jovens, idosos, homens e mulheres. A informação é de Fabiana Oliveira, g1 ES.
Em entrevista ao g1 na tarde desta quarta-feira (11), a jovem, que está em Tel Aviv, contou como têm sido os últimos dias desde a convocação do namorado no último sábado (7).
“Ele foi convocado no sábado à noite, mas foi servir no domingo. Nessa situação de guerra declarada convocaram muita gente de todas as idades. Tenho conhecidos aqui que perderam pessoas próximas na rave que teve. Estou super apreensiva com ele lá porque não é toda hora que ele me escreve. Então, quando ele fica muito tempo sumido, fico mais apreensiva”, contou Larissa.

Larissa Lima, 23 anos e seu namorado, o empresário israelense Noam Mendelson, de 35 anos — Foto: Arquivo pessoal
Larissa Lima, 23 anos e seu namorado, o empresário israelense Noam Mendelson, de 35 anos — Foto: Arquivo pessoal
O casal se conheceu pela internet há cerca de seis meses e, desde então, Larissa vive na ponte aérea entre Israel; Muqui, sua cidade natal que fica no Sul do Espírito Santo, e Vila Velha, na Grande Vitória, onde reside.
A jovem capixaba viajou para Israel para ficar com o namorado e, no final de semana, eles foram surpreendidos pelos ataques do Hamas seguidos da retaliação israelense.
“Ontem (terça-feira) mesmo teve um ataque bem perto de onde estou. Hoje, está tendo ataque em uma cidade vizinha. Toda hora escuto os estouros. Toda hora o meu celular notifica. O coração fica muito apertado. Às vezes, ele [ o namorado] me escreve só pela manhã e eu escrevo e ele não me responde. Vai me responder no outro dia, fico preocupada. Não tenho familiares aqui, mas tenho amigos. Graças a Deus duas amigas vieram pra cá e elas estão aqui comigo”, disse Larissa.
A capixaba também disse que já presenciou um bombardeio há alguns meses, mas nada comparado ao que está acontecendo agora.
“Não imaginava em hipótese alguma passar por essa atual situação que chegou ao extremo, declarou guerra mesmo. Uma outra vez peguei um bombardeio na rua indo para a praia. Nesse dia foi coisa normal pra eles como se fosse uma chuva pra gente, mas nessa gravidade, durante dias, não imagina estar passando por essa situação. Quando a gente acha que vai vir a calmaria, as coisas pioram”, contou Larissa.

Larissa Lima, de 23 anos, namorada do empresário israelense Noam Mendelson, de 35 anos — Foto: Arquivo pessoal
Larissa Lima, de 23 anos, namorada do empresário israelense Noam Mendelson, de 35 anos — Foto: Arquivo pessoal
Larissa contou ainda que o namorado e outras pessoas que têm sido convocadas para a guerra não sabem quando serão dispensados. Nos últimos dias, ela recebeu uma foto de Noam segurando uma arma direto da zona de guerra.
“Ele não sabe quanto tempo ele vai ficar. Tenho um amigo que está servindo e ele achou que ia sair ontem, mas ele me escreveu dizendo que não ia sair porque eles não liberaram. Meu namorado já entrou falando: ‘não sei quando vou sair'”, disse a jovem brasileira.

Empresário israelense convocado para a guerra enviou foto para a namorada brasileira — Foto: Arquivo pessoal
Empresário israelense convocado para a guerra enviou foto para a namorada brasileira — Foto: Arquivo pessoal
A jovem e o namorado estão esperançosos com o reencontro e planejam uma viagem ao Brasil, quando ele deve conhecer a família dela, em dezembro.
“Nem pensei no que dizer para ele, mas estamos planejando fazer uma viagem, talvez Tailândia, Filipinas, algum lugar paradisíaco. Para o Brasil está tudo planejado para ele ir no final do ano, em dezembro, e no Espírito Santo, porque ele vai conhecer minha família”, contou Larissa.
▶️ Como foi o ataque? As ações do Hamas no último sábado (7) se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.
“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”
Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta terça-feira, que mais de 2.255 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 1055 mortes de palestinos.
▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².
Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.
Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.