Tocantins lança programa de regularização fundiária nesta quarta-feira (22)

O governo do Tocantins lança, nesta quarta-feira (22), o programa ‘Essa Terra é Nossa”. Por meio de uma live no Palácio Araguaia, o chefe do executivo local, Mauro Carlesse, anuncia a iniciativa de regularização fundiária de títulos rurais (paroquiais) de famílias tocantinenses. 

A expectativa da administração estadual é de convalidar entre 65 mil e 80 mil títulos rurais, o que daria “segurança jurídica” para os produtores investirem e permitir o avanço do agronegócio nos municípios do estado. 

Menos de 30% da população rural conta com rede de esgoto ou fossa adequada para descarte de dejetos

Conselho Monetário Nacional aprova medidas para desburocratizar financiamento a produtores rurais

Para ajudar na efetivação do programa, o governo estadual elaborou uma plataforma online, chamada Sistema de Gestão Terra Nossa. Por meio da ferramenta, o cidadão vai poder enviar laudos e documentos para começar o processo de regularização. 

De acordo com o governo do Tocantins, há vários títulos irregulares que foram concedidos por volta de 1850, quando a Igreja Católica emitia títulos paroquiais para terem conhecimento do que era do Estado, em termos rurais. Com a regularização do programa “Essa Terra é Nossa”, os produtores vão passar a ter o direito à terra reconhecido. 

Leia mais

Período de inscrição do Enem é prorrogado até dia 27 de maio

O período de inscrição para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado...

Justiça Eleitoral emite comunicado para mesários

A JUSTIÇA ELEITORAL comunica aos mesários de Água Doce do Norte e Barra de São Francisco a necessidade de se recadastrarem para trabalharem na...

Projeto de Enivaldo dá meio salário mínimo a catadores de recicláveis

A ajuda vai valer durante estado de calamidade,...

Dólar bate R$ 5,71 e renova recorde histórico

O dólar opera novamente em alta nesta sexta-feira (24), renovando máximas históricas de cotação nominal (sem considerar a inflação), com a tensão política em...

Leia também