TO: Consórcios municipais podem ser criados para alavancar economia no estado. Saiba mais

Considerados pelo governo de Tocantins como grandes aliados na retomada da economia devido à pandemia do novo coronavírus, os consórcios intermunicipais têm sido incentivados pelo estado. Por meio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o governo local tem direcionado ações para ampliar o número de consórcios intermunicipais no estado e já tem dialogado com alguns gestores municipais nesse sentido. 

Nesta quinta-feira (30), será realizada uma videoconferência com representantes de 21 cidades tocantinenses para discutir o tema de forma mais abrangente. Segundo o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado “a proposta tem também por objetivo apoiar os pequenos produtores que possuem suas agroindústrias devidamente registradas junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e ampliar suas possibilidades de mercados consumidores. 

Gestão pública colaborativa tem ajudado prefeitura nos serviços urbanos, inclusive na pandemia

Leis municipais ainda são entraves para projetos de infraestrutura para Telecomunicações, afirma presidente da ABRINTEL

Senado aprova MP que flexibiliza regras de licitações durante pandemia

A aproximação com os municípios também servirá para o processo de constituição do SIM, uma ferramenta diferenciada que auxilia na oferta de alimentos seguros e pode se configurar como importante agente de desenvolvimento econômico para o produtor local. Dourado explica que “com a implementação do SIM, por meio dos consórcios, a economia nos municípios será fomentada”.

 

Foto: Divulgação

Leia mais

Leia também