TJD libera transmissão da final da Taça Rio desta quarta-feira na FlaTV

Maracanã receberá final entre Fluminense e Flamengo, com mando do Tricolor — Foto: André Durão

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) autorizou nesta quarta-feira o Flamengo a transmitir a final da Taça Rio na FlaTV. A decisão foi divulgada pelo tribunal por volta de 17h15, pouco mais de quatro horas antes do Fla-Flu que pode decidir o título carioca, às 21h30.

Na última segunda-feira, o Fluminense foi o sorteado para ser o mandante da partida, o que lhe daria o direito de transmissão, de acordo com a Medida Provisória 984/2020. Mas o entendimento do auditor do TJD José Jayme Santoro, relator do caso, foi de que, como a decisão é em jogo único, ambos os clubes têm o direito a realizarem as próprias transmissões. Por isso, liberou a liminar em favor do Flamengo.

– Me parece bastante óbvio que a ratio legis da MP 984/2020 foi a de criar um sistema de pesos e medidas onde o mandante é quem detém esse direito, pois na mesma proporção ele será visitante em outros jogos e, como o regulamento da competição foi elaborado antes do texto legal, é de entendimento juvenil que não poderia o texto do regulamento prever a regra da MP e portanto, um jogo único não sofrerá efeitos da compensação que a MP se preocupou – disse o auditor na decisão.

– Uma partida única não terá a possibilidade de retorno e por isso, o regulamento se criado dentro da vigência da MP 984/2020, também por razões óbvias iria prever o mando compartilhado em hipóteses como estas e aliás, lanço essa fundamentação também levando em consideração que o Fluminense não refutou nos autos nenhum dos argumentos da procuradoria, o que poderia auxiliar o juízo a formar sua convicção – avaliou.

A decisão, por sorteio, foi de José Jayme Santoro, que recentemente suspendeu o técnico Paulo Autuori, do Botafogo, por causa de críticas à Ferj. Tanto Botafogo quanto o Fluminense vêm fazendo fortes críticas à gestão da Ferj sobre o Carioca.

Entenda a polêmica

A transmissão do Fla-Flu da final da Taça Rio virou uma grande polêmica. Depois da rescisão de contrato da Globo com o Carioca e da decisão da Justiça que determinou que a emissora não é obrigada a exibir jogos do Flamengo, com quem não tinha contrato, o Fluminense anunciou na terça que transmitirá pela “FluTV”, seu canal no YouTube, baseado na Medida Provisória 984 publicada em 18/06/2020, que dá o direito de transmissão ao mandante, sem precisar de aval do visitante.

Na terça, no entanto, a procuradoria do TJD-RJ moveu um processo para que o Flamengo também tivesse direito de transmitir a final na “FlaTV”.

Na manhã desta quarta, o presidente do TJD, Marcelo Jucá, indeferiu o pedido da procuradoria, mas informou que os dois clubes deveriam se manifestar até as 11h e determinou que, depois disso, haveria um sorteio para definir quem julgaria e daria a decisão final. Ela ficou a cargo de José Jayme Santoro.

O Flamengo chegou a procurar o Fluminense para um acordo de compartilhamento da transmissão, como confirmou o presidente Mario Bittencourt. O clube tricolor recusou. Internamente nas Laranjeiras, o entendimento é que o Flu, por ganhar o sorteio do mando de campo, é que tem o direito de usufruir da exibição.

Fonte: Globo Esporte

Leia mais

ES: polícia apreende 172 kg de maconha em trailer abandonado

Policiais militares apreenderam 172 quilos de maconha no...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste pode contar com chuva no leste da região, neste domingo (13)

O Nordeste do país pode ter, neste domingo (13), chuva no leste da região e noroeste do Maranhão. Maiores acumulados de chuva são esperados...

Mais um caso suspeito de coronavírus é descartado em Nova Venécia

A prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria...

Ministério da Cidadania estabelece melhorias na execução do Programa Cisternas

Foi publicada, na última semana (14), uma portaria para tratar dos instrumentos jurídicos necessários para a execução do Programa Cisternas. O texto, assinado pelo...

Leia também

Homem é preso após tentar assaltar policial de férias em Nova Venécia

Um jovem de 22 anos foi preso pela PM após tentar assaltar um militar na noite deste sábado (26), no bairro Aeroporto, em Nova...

Mulher não aceita fim de relacionamento e pula sobre carro em Barra de São Francisco; vídeo

Uma cena de ciúmes movimentou o centro de Barra de São Francisco/ES, no trecho próximo ao Restaurante A Salutte, neste domingo, 27. Uma mulher,...

PM apreende arma de fogo no interior de Nova Venécia

Na tarde deste sábado (26), militares da Força Tática do 2° batalhão apreenderam uma arma de fogo no interior de Nova Venécia. Uma pessoa...

Homem é assassinado com golpes de arma branca e tem crânio esmagado no interior de Conceição da Barra

Um homem, de 37 anos, foi morto, na madrugada desse sábado (26), no bairro São Jorge, na localidade de Braço do Rio, interior de...