Testes para o diagnóstico da Covid-19

Compartilhe

Opa, tudo bem com vocês? Eu sou a Fabi Costa para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem vacina!

O tema de hoje são os testes para o diagnóstico da Covid-19! Você já fez teste para saber se estava com Covid? Você sabe qual é a importância de fazer o teste?

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 106 milhões de testes para diagnóstico da Covid-19 para os estados e municípios brasileiros. 

O objetivo é testar pacientes sintomáticos ou assintomáticos para que a gente possa ter um maior controle da Covid. 

Além disso, quanto mais cedo o teste é feito, mais cedo também é o isolamento das pessoas infectadas e seus contatos. E isso é super importante!

É simples: testou e deu positivo? Isolamento já! E assim, a gente consegue salvar mais vidas. 

E para saber direitinho quem deve fazer esse teste, nós entrevistamos a Dra Natasha. Escuta só o que ela diz sobre o teste da Covid-19.

“O mais conhecido deles é o RT-PCR, que é o método considerado padrão ouro para diagnóstico da covid-19. Nesse exame se amplifica o material genético do vírus, são coletados com contonetes na narina e na garganta, mas agora também podemos coletar na saliva, que é tão bom quanto o teste do cotonete mas sem o desconforto. Quem deve fazer o teste? Pacientes com sintomas de resfriado para fazer o diagnóstico da Covid-19, indivíduos sem sintomas mas que tiveram contato com pacientes que testaram positivo, caracterizando com isso os chamados portadores assintomáticos para que se isolem. Pacientes que vão operar, viajar, ou que vão participar de algum evento. Não deve ser realizados no final do isolamento como critério de cura, pois esse teste pode ficar positivo por algumas semanas”. 

Por isso, gente, independente se você tomou ou não a vacina, é muitooooo importante testar! Assim a gente evita de sair transmitindo o vírus causador da Covid-19 por aí. 

É como o caso do seu Marco Antonio, lá de Minas Gerais. Ele tava com um incômodo na garganta e achou que não era nada, foi lá, fez o teste e aí, Seu Marco, o que que deu? 

“Pensei que podia dar negativo, mas deu positivo. Mas estou tranquilo”.

Ainda bem que os sintomas são leves, seu Marco Antônio. Se tomou a vacina, é bem mais tranquilo mesmo! Mas é isso, o isolamento é essencial para não transmitir a Covid por aí galera.

E assim, pessoal, chegamos ao fim deste episódio.Siga acompanhando a gente, afinal: Onde tem SUS, tem vacina e tem teste.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia também

Nova Venécia abre processo seletivo para professor de matemática

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu inscrições para processo seletivo simplificado...

Câmara vai apreciar Projeto que normatiza plantão de farmácias em Barra de São Francisco

Um projeto para criar um plantão para funcionamento das farmácias e drogarias no município de Barra de São...

Polícia Civil prende homem suspeito de furtar materiais de uma obra em Jaguaré

As equipes das Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam em flagrante, na tarde dessa quarta-feira (29),...

Confira as fotos da inauguração da clínica de hemodiálise em Barra de São Francisco

A inauguração da clínica de hemodiálise (Med.Álise), na manhã deste sábado (02), em Barra de São Francisco, com...

Porteiro volta a estudar com mais de 50 e se forma em Direito na faculdade onde trabalha

    Depois de 36 anos sem estudar, o porteiro Darlivan Caetano, de 64 anos, retomou os estudos aos 54...