Testes para Covid-19 passam a ser ofertados no Centro Universitário Multivix, em Vitória • SiteBarra

Testes para Covid-19 passam a ser ofertados no Centro Universitário Multivix, em Vitória

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), está trabalhando para aumentar a oferta de testagem contra a Covid-19 e garantir o acesso facilitado para todos. A partir desta terça-feira (11), a população capixaba contará com mais um local para realizar o exame: o Centro Universitário Multivix, em Vitória. O serviço será ofertado de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, no Anfiteatro da unidade.

Os testes podem ser realizados por livre demanda para trabalhadores e estudantes da unidade, mediante apresentação do crachá, carteirinha do aluno ou algum outro documento comprobatório de vínculo com a instituição. Também serão distribuídas senhas que vão limitar o número de pessoas a serem testadas por dia no local. A iniciativa visa a garantir a organização e a segurança das pessoas envolvidas no processo.

Para a sociedade em geral, a testagem na Multixiv estará disponível por meio de agendamento on-line, no link: www.saude.es.gov.br/agendamento. O cidadão que procurar o serviço será direcionado primeiro para o teste de antígeno, com resultado entre 15 e 20 minutos. Caso o resultado seja negativo e o paciente apresentar sintomas gripais, será ofertado o RT-PCR no mesmo local de testagem. Também será concedido o teste RT-PCR aos que necessitam deste tipo de exame por questões específicas como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde em exercício, Orlei Cardoso, ressaltou que a implantação de mais um ponto de testagem na Região Metropolitana da Grande Vitória vai possibilitar o aumento no número de testes realizados e a detecção do vírus precocemente.

“Estamos empenhados em ampliar os locais de testagem em nosso Estado e possibilitar que um maior número de pessoas realize os exames diariamente, principalmente neste momento em que notamos um enorme crescimento na procura por testagem. Essa ação é muito importante para que a doença seja identificada de forma precoce, protegendo o paciente e todos que estão ao seu redor. Ainda nos próximos dias, temos a expectativa de disponibilizar outros locais com esse mesmo serviço, até mesmo em parceria com instituições privadas de saúde”, ressaltou o subsecretário.  

O coordenador do curso de medicina da unidade, Pedro Paulo Figueiredo, ressaltou a importância da parceria da unidade com o Governo do Estado e o ganho dos capixabas com esse trabalho.

“Sabemos que quanto maior for a capacidade de testar a população, maior será nossa capacidade de combater esta pandemia que vem trazendo tanto sofrimento. Neste sentido, o Centro Universitário Multivix Vitória vem cumprir seu papel com a sociedade em parceria com a Secretaria da Saúde, ampliando sua capacidade de testagem. É um grande orgulho para o Centro Universitário Multivix Vitória fazer parte do combate à esta pandemia em busca de dias melhores para nossa população”, disse.  

A testagem estará disponível na universidade até o dia 31 de março, assim como nos demais pontos administrados pela Sesa.

Resultado do teste

A partir desta segunda-feira (10), o resultado dos testes de antígenos realizados no Estado será disponibilizado, por meio de ficha de notificação em formato de PDF, nos e-mails dos cidadãos.

Os exames de RT-PCR são liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), no prazo de 24/48 horas, a partir do momento que as amostras são entregues no local. Os resultados podem ser conferidos na própria plataforma de agendamento. Além disso, o paciente recebe um SMS no número cadastrado no sistema e-SUS VS, que identifica e notifica o caso como positivo ou negativo para Covid-19.

Serviço:

Confira os pontos de testagem estaduais:

– Centro de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h, por agendamento e livre demanda

– Terminal de Jardim América, em Cariacica (somente teste de antígeno)
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 12h às 20h

– Aeroporto de Vitória
Horário: 24 horas, por agendamento ou por livre demanda para os passageiros que desembarcam; 

– Centro Universitário Multivix, em Vitória
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 08h às 16h

– Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h, por agendamento ou livre demanda aos estudantes e servidores do local.

– Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória
Dias: Todos os dias da semana
Horário: 13h às 18h, por agendamento

– Rodoviária de Vitória
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h, por agendamento, ou por livre demanda para os passageiros que embarcam e desembarcam no local.

–  Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 11h e de 13h às 16h, por agendamento.

– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 11h30; 12h30 às 15h30, por agendamento

-Terminal de Itaparica, em Vila Velha (somente teste de antígeno)
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 12h às 20h

– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra
Dias: segunda-feira a domingo
Horário: 7h30 às 11h30; 13h30 às 18h, por agendamento

-Terminal de Laranjeiras, em Serra (somente teste de antígeno)
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 12h às 20h

– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus
Dias: segunda a sexta-feira
Horário:  12h às 18h, por agendamento

– Rodoviária de Colatina
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: segunda a quinta, das 8h às 16h. Sexta-feira, das 8h às 12h.
Os testes estão disponíveis por livre demanda ou agendamento on-line.

 

Clique aqui e confira todos os pontos de testagem do Espírito Santo.