Testagem em massa para detecção da Covid-19 inicia em mais dois pontos da Grande Vitória nesta segunda-feira (21)

Compartilhe

A semana começa com mais dois pontos de testagem de antígeno para a detecção da Covid-19, disponíveis para a população na Grande Vitória. A partir desta segunda-feira (21), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), passa a ofertar o exame no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica e na Arena Jacaraípe, na Serra. O atendimento em ambos os locais será realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

O serviço será por livre demanda, com expectativa de 300 coletas por dia em cada local. Os novos pontos estratégicos contam com as unidades móveis de testagem, anteriormente estacionadas no Fórum de Cariacica e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Serra, onde permanecerão até o próximo dia 05 de março.

Essa ação é mais uma parceria da Sesa com a Unimed Vitória e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)/Sesi-ES. O objetivo é monitorar de forma eficaz os casos de infecção pelo vírus e iniciar de forma precoce o isolamento e o tratamento adequados. O gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a importância da testagem, principalmente aos cidadãos que apresentam sintomas gripais ou tiveram contato com casos positivos à doença.

“A testagem em massa é uma das nossas principais armas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, servindo como um termômetro para mensurar a situação do vírus em nosso Estado. O Governo do Espírito Santo está em constante ampliação dos locais de testagem, disponíveis de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde Capixaba, para possibilitar que todos tenham acesso ao serviço”, ressaltou Orlei Cardoso.

Em caso de pacientes sintomáticos que testaram negativo para Covid-19 no exame de antígeno, a Sesa orienta que um novo teste rápido ou do tipo RT-PCR seja realizado após 48 horas do primeiro resultado. 

Início da testagem no Terminal de Campo Grande e na UniSales

Ainda nesta semana, mais dois pontos estratégicos vão iniciar a testagem de antígeno para identificação  do vírus no Espírito Santo. Nesta quarta-feira (23), o serviço estará disponível no Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória,  de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O público interno poderá ter acesso ao local  por meio da entrada principal, localizada na Avenida Beira Mar.

Na unidade, a testagem será por livre demanda. Entretanto, para a organização dos envolvidos no trabalho e do próprio público interno e externo, serão distribuídas em média 200 senhas por dia, de acordo com a ordem de chegada. 

O cidadão também poderá realizar o exame por livre demanda no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. 

A ação começará ainda esta semana, próximo à Biblioteca Transcol. A mesma dinâmica já é aplicada nos terminais de Laranjeiras, na Serra, e Itaparica, em Vila Velha, desde do último dia 25 de janeiro deste ano.

Outros pontos de testagem no Estado

O Governo do Estado, junto aos 78 municípios capixabas, vem trabalhando para ampliar a oferta de testagem contra a Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão pode identificar os mais de 900 pontos ofertados na aba “testagem”, no site www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Para realizar o exame RT-PCR em pontos estaduais, é necessário realizar o agendamento prévio no site www.saude.es.gov.br/agendameto. Com relação aos testes de antígenos em locais específicos que não ofertam por livre demanda, é preciso acessar a Plataforma Vacina e Confia e fazer o cadastro do cidadão interessado. Após esse processo, basta clicar na aba “adicionar agendamento” e selecionar teste Covid-19.

Clique aqui e confira os locais de testagem estaduais. 

Leia também

Tite convoca Léo Ortiz para jogos da seleção brasileira em junho

O zagueiro Léo Ortiz, de 26 anos, foi chamado por Tite, nesta terça-feira (17), para integrar a seleção...

Famílias do sertão pernambucano são beneficiadas com poços movidos a energia solar

No esforço de levar água de qualidade às pessoas que sofrem com a seca, o GovernoFederal, por meio...

Divulgado o resultado do concurso para o Censo 2022, do IBGE

O resultado do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Agência do Sine de Barra de São Francisco em novo endereço

A agência do Sine em Barra de São Francisco, abre a semana com 30 oportunidades de empregos formais....

Veículo desgovernado bate em poste nas proximidades da Vila Luciene, em Barra de São Francisco

O condutor deste veículo perdeu controle de direção do mesmo e acabou rodando na pista e bateu em...

Acadepol realiza curso prático de tiro e direção defensiva

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), deu início, nesta...

Prefeitura iniciará reforma de Unidades de Saúde no interior de Barra de São Francisco

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, visitou várias unidades de saúde do interior do município...

Cursos do Sesi/Senai abrem caminho para polo de confecção em Barra de São Francisco

O Sesi/Senai de São Mateus deu o pontapé inicial dos primeiros cursos na área de Costura em Barra...