Testagem COVID-19: Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante iniciam Agendamento On-Line para RT-PCR

A Secretaria da Saúde (Sesa), em conjunto com as secretarias municipais, permanece ampliando os pontos de testagens para Covid-19 no Espírito Santo. A partir desta quarta-feira (08), a população dos municípios de Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante poderão realizar o exame RT-PCR por meio do agendamento on-line.

Duas unidades estão realizando os atendimentos referentes às demandas oriundas das regiões, são elas: Unidade Mista de Saúde “São João Batista”; em Laranja da Terra; e a Policlínica Venda Nova do Imigrante, em Venda Nova do Imigrante.

Os agendamentos estão disponibilizados das 7h30 às 18h, de acordo com os horários definidos por cada ponto de coleta, e podem ser realizados de segunda a segunda, independentemente de o paciente estar sintomático ou assintomático. Os resultados são liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) em até 48 horas após o material ser coletado.

O secretário interino de Estado da Saúde, José Maria Justo, destacou que essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em busca de diminuir a contaminação da sociedade com o vírus.

“Essa ampliação é uma oportunidade de aumentar a testagem realizada no Estado e com o consequente isolamento dos casos positivos, diminuir ainda mais a velocidade da transmissão da doença. É importante que a população realize o exame em caso de sintomas ou contato com alguém que testou positivo para o vírus”, ressaltou.

Atualmente, o agendamento on-line para a realização do teste também está disponível no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; Hospital Estadual Central, em Vitória; Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; e no Aeroporto de Vitória. Vale ressaltar que em relação ao aeroporto, os passageiros que desembarcam no local não precisam realizar o agendamento prévio, ou seja, a testagem é de livre demanda nesse caso.

 

Como fazer o agendamento

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão” (https://acessocidadao.es.gov.br/Conta/Entrar?ReturnUrl=%2F) do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Saúde (https://saude.es.gov.br/), na lateral esquerda, clicando em “Agendamento”, haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

 

Testagem em massa

É importante lembrar que além do agendamento para testagem de RT-PCR, o Estado também está disponibilizando a testagem de antígeno, conhecida como “teste rápido”, em locais de grande fluxo. São eles:

– Terminal de Jardim América, em Cariacica;

– Terminal de Laranjeiras, em Serra;

– Terminal de Itaparica, em Vila Velha

O horário de coleta é das 12h às 20h em todos os terminais rodoviários. O resultado do teste sai em 15 minutos após a coleta do material e é entregue ao paciente no local. Para a testagem não é necessário agendamento – livre demanda, é chegar e testar.

Outo ponto de testagem sem agendamento é a Ceasa, em Cariacica. Neste caso, o exame disponibilizado é o de RT-PCR. Lá, a testagem funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.