Terminais de ônibus da Grande Vitória serão monitorados em tempo real

Novo equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande. Será possível acompanhar em tempo real tudo o que acontece nos terminais.

Governador Renato Casagrande inaugurou Central de Controle Operacional da Ceturb — Foto: Rodrigo Araujo/Governo do ES

Os terminais de ônibus do sistema Transcol na Grande Vitória serão monitorados em tempo real com a ajuda de uma central de monitoramento.

A estrutura foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande (PSB). A Central de Controle Operacional (CCO) fica na sede da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), em Vitória.

A central recebe imagens das câmeras espalhadas nos terminais do sistema Transcol, em tempo real.

De acordo com a Ceturb, será possível, por exemplo, liberar carros extras para atender à demanda de uma determinada linha, já que todos os movimentos dentro dos terminais poderão ser acompanhados pelas imagens das câmeras de segurança.

“A central dá mais agilidade às ações, especialmente nesse momento de pandemia, mas é um legado que fica para agregar mais qualidade ao serviço. Vai ser possível intervir rapidamente para solucionar problemas de demanda, filas, distanciamento e problemas com a segurança”, explicou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés.

Para o governador, a central proporcionará mais segurança ao usuário do sistema.

“Podemos detectar aglomeração, depredação e as imagens ficam guardadas por 60 dias para que seja usada em uma investigação policial, caso seja necessário. Temos como enviar mensagens de informação e acionar fiscais, por exemplo”, declarou Casagrande.

Estrutura

Cada terminal conta com, pelo menos, 10 câmeras móveis que são capazes de gravar imagens em 360 graus. Os vídeos ficarão armazenados tanto na CCO quanto em cada terminal de integração.

As câmeras também são capazes de emitir sinais de áudio a partir da central para os terminais, com mensagens de caráter informativo e corretivo para os usuários do sistema Transcol.

Essas mensagens de áudio podem ser gravadas ou emitidas ao vivo, por meio de microfones instalados na central de operações e enviados aos terminais de ônibus.

Em casos de crimes ou situações de insegurança, os operadores da CCO também podem acionar as autoridades policiais ou fazer a intervenção por meio do sistema de áudio.

De acordo com a Ceturb, 40 câmeras fixas devem ser instaladas nos terminais a partir de agosto. Essas instalações vão permitir que sejam feitos relatórios sobre aglomerações, por exemplo, que vão auxiliar o controle do fluxo de pessoas nos terminais.

Leia mais

PM apreende arma, drogas e munições durante Operação Policial em Nova Venécia e Pinheiros

Logo no início da manhã desta sexta-feira (31/07/2020), foi desencadeada uma Operação Policial nos municípios de Nova Venécia e Pinheiros. Foram cumpridos seis mandados...

Secretaria da Saúde lança editais para contratação de 2 mil profissionais

A Secretaria da Saúde (Sesa) lançou, nesta sexta-feira...

Número de mortos nos protestos do Chile sobe para 11

O número de pessoas mortas em protestos contra o aumento das passagens de metrô no Chile aumentou para 11. A informação foi dada nesta...

Fames divulga Relatório de Avaliação Final 2019

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) publicou, nesta quinta-feira (14), o Relatório Final da Avaliação Institucional...

Leia também

Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e 1 ferido em MG

Van que se envolveu no acidente em Patos...

Incêndio provoca destruição em fazenda de comerciante de Água Doce do Norte

Um grande incêndio tirou o sono de diversos moradores e agricultores de Água Doce do Norte na noite deste sábado, 19 de setembro de...

Adolescente de 14 anos sofre ameaça de estupro em Água Doce do Norte

  Na manhã da última sexta-feira, 18 de setembro de 2020, uma jovem de apenas 14 anos, moradora do distrito de Santo Agostinho, deu entrada...

ES: criança sobrevive após cair de sexto andar de prédio

Uma criança de cinco anos caiu do sexto andar de um prédio na região de Jacaraípe, na Serra. De acordo com o síndico do...