Terminais de ônibus da Grande Vitória serão monitorados em tempo real

Novo equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande. Será possível acompanhar em tempo real tudo o que acontece nos terminais.

Governador Renato Casagrande inaugurou Central de Controle Operacional da Ceturb — Foto: Rodrigo Araujo/Governo do ES

Os terminais de ônibus do sistema Transcol na Grande Vitória serão monitorados em tempo real com a ajuda de uma central de monitoramento.

A estrutura foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande (PSB). A Central de Controle Operacional (CCO) fica na sede da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), em Vitória.

A central recebe imagens das câmeras espalhadas nos terminais do sistema Transcol, em tempo real.

De acordo com a Ceturb, será possível, por exemplo, liberar carros extras para atender à demanda de uma determinada linha, já que todos os movimentos dentro dos terminais poderão ser acompanhados pelas imagens das câmeras de segurança.

“A central dá mais agilidade às ações, especialmente nesse momento de pandemia, mas é um legado que fica para agregar mais qualidade ao serviço. Vai ser possível intervir rapidamente para solucionar problemas de demanda, filas, distanciamento e problemas com a segurança”, explicou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés.

Para o governador, a central proporcionará mais segurança ao usuário do sistema.

“Podemos detectar aglomeração, depredação e as imagens ficam guardadas por 60 dias para que seja usada em uma investigação policial, caso seja necessário. Temos como enviar mensagens de informação e acionar fiscais, por exemplo”, declarou Casagrande.

Estrutura

Cada terminal conta com, pelo menos, 10 câmeras móveis que são capazes de gravar imagens em 360 graus. Os vídeos ficarão armazenados tanto na CCO quanto em cada terminal de integração.

As câmeras também são capazes de emitir sinais de áudio a partir da central para os terminais, com mensagens de caráter informativo e corretivo para os usuários do sistema Transcol.

Essas mensagens de áudio podem ser gravadas ou emitidas ao vivo, por meio de microfones instalados na central de operações e enviados aos terminais de ônibus.

Em casos de crimes ou situações de insegurança, os operadores da CCO também podem acionar as autoridades policiais ou fazer a intervenção por meio do sistema de áudio.

De acordo com a Ceturb, 40 câmeras fixas devem ser instaladas nos terminais a partir de agosto. Essas instalações vão permitir que sejam feitos relatórios sobre aglomerações, por exemplo, que vão auxiliar o controle do fluxo de pessoas nos terminais.

Leia mais

Veja como vai funcionar o pagamento do 14º salário no INSS 2020

O Senado Federal, por meio da Comissão de Direitos...

Governo edita lei que dá mais agilidade na contratação de serviços até 31 de dezembro

A lei também alterou os limites de dispensa de licitação por valor e autorizou a realização de pagamentos antecipados Foto: Agência Brasil A Covid-19 exigiu...

ES: apesar de redução nos registros de feminicídio, casos de violência podem estar subnotificados

De acordo com a polícia, em cinco meses, foram registrados nove feminicídios. Entretanto, mais de duas mil medidas protetivas de urgência foram concedidas na...

MP vai à Justiça para que homem pague R$ 300 mil por divulgar dados de criança estuprada

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), ingressou com uma ação contra Pedro Teodoro dos Santos. Segundo o MPES, o homem teve acesso, de...

Leia também

Farmácia Básica vai fechar para balanço na tarde desta quinta-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia informa que a Farmácia Básica estará fechada para balanço do estoque de medicamentos nesta quinta-feira (26), das 11h...

Câmara aprova projeto que possibilita carga horária especial no magistério

Por unanimidade, a Câmara de Nova Venécia aprovou, na sessão desta terça-feira dia 24 de novembro, o projeto de Lei 015/2020, de iniciativa do Poder Executivo...