Tenista ucraniana veste cores do país, vence russa e doa prêmio ao exército

Compartilhe

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – Vestida de amarelo e azul, cores de seu país, a tenista ucraniana Elina Svitolina venceu a adversária Anastasia Potapova, da Rússia, no torneio de tênis da WTA em Monterrey, no México. Após a partida, Svitolina disse que está representando a Ucrânia na quadra e que irá doar os valores recebidos na competição a compatriotas e ao exército da Ucrânia.

“Não estou jogando só por mim, estou jogando pelo meu país. Estou jogando pela ajuda do exército ucraniano e das pessoas necessitadas. Cada vitória que conseguir será muito especial”, afirmou. A tenista acrescentou que acredita que sua missão é unir a comunidade do tênis para apoiar a Ucrânia.

“[A vitória] É especial por causa do que estamos passando agora na Ucrânia”, pontuou Svitolina. “Já se passaram seis dias e todos estamos realmente aterrorizados com o que está acontecendo”, completou.

Após a partida, que terminou com vitória de Svitolina por 6-2 e 6-1, ela levou a mão direita ao coração enquanto agradecia ao público. A ucraniana e a russa também trocaram cumprimentos formais.

Na madrugada da última quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma “operação militar especial” contra a Ucrânia com ataques aéreos e invasão terrestre. Por conta disso, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decretou lei marcial no país.

Desde então, a guerra causou destruição e mortes, além de sanções internacionais contra a Rússia. O país, inclusive, foi suspenso por tempo indeterminado pela Fifa, decisão que impede a seleção russa de poder disputar a Copa do Mundo deste ano.

Svitolina, agora, enfrentará Viktoriya Tomova, da Bulgária, na segunda fase do torneio. 15ª do mundo no último ranking da WTA, a ucraniana inicialmente cogitou boicotar a partida para protestar contra a invasão russa, segundo o ‘Le Parisien’.

Leia também

Balança comercial tem superávit acumulado de US$ 23,30 bilhões em 2022

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 23,30 bilhões no acumulado do ano, até a terceira semana...

Antônio Maria é reeleito presidente da Casa do Idoso de Ecoporanga

No último dia 15 do mês de maio do ano de 2022, aconteceu a eleição da nova diretoria...

Polícia identifica integrante de grupo neonazista que ofendeu ativista negra do Espírito Santo

Edmar Alteff Xavier, de 25 anos, morador de Uberlândia, foi identificado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)...

Bolsonaro dobra número de viagens em 2022 e acumula eventos com perfil eleitoral

MARIANNA HOLANDA, MATHEUS TEIXEIRA E LUCAS MARCHESINI - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao município...

Três pessoas são detidas durante operação policial em Nova Venécia

  Na manhã desta quinta-feira (26), as polícias Militar e Civil deflagraram a operação Sentinela, com o objetivo de...

Tentando embalar no Brasileiro, Fluminense visita o Fortaleza

O Fluminense visita o Fortaleza, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (22) no estádio do...