Temporal no Espírito Santo teve quase 60 mil raios em um dia, diz Instituto de Pesquisas Espaciais

O temporal que atingiu o Espírito Santo nesta quarta-feira (31) teve quase 60 mil raios, além de chuva forte, ventania e granizo.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 58.924 raios atingiram o estado entre 0h e 23h59 de quarta. Foram mais de 2 mil raios por hora.

Dos 58.924 raios, 17.146 atingiram o solo.

De acordo com reportagem de Amaro Mota, do G1 ES, em Guaçuí, no Sul do estado, região mais afetada pelo temporal, moradores filmaram uma grande quantidade de raios no céu.

Na Grande Vitória, foram 3.432 raios e 1538 atingiram o solo. A cidade com mais raios na Região Metropolitana foi Cariacica, com 620. O município menos atingido da região foi a capital Vitória, com 136.

Moradores filmaram raios em Guaçuí

Moradores filmaram raios em Guaçuí

As tempestades ocorridas ao longo da tarde e da noite desta quarta provocaram a queda de árvores e o destelhamento de casas tanto nas cidades da Grande Vitória quanto no interior. Em alguns lugares choveu granizo e também faltou energian elétrica.

Em Jardim América, em Cariacica, a estrutura metálica que funcionava como cobertura de uma empresa desabou, deixando pedaços de aço retorcidos pelo chão. As estruturas de outras duas empresas do local, além da fiação de postes de iluminação e semáforos, também foram danificados. Em função disso, parte da BR-262 precisou ser interditada.

Já em Campo Grande, uma árvore caiu sobre um carro, enquanto em Jardim América, um semáforo caiu sobre um carro e uma base utilizada como ponto de apoio pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi destruída. Outra árvore também caiu na saída da Segunda Ponte, entre Vitória e Cariacica.

Estrutura metálica de empresa foi arrancada pelo vendaval em Jardim América, Cariacica

Estrutura metálica de empresa foi arrancada pelo vendaval em Jardim América, Cariacica

Cidades também registram chuvas de granizo. Em Jerônimo Monteiro, no Sul do estado, moradores ficaram assustados com o forte barulho das grandes pedras de gelo caindo sobre telhadas e sobre os carros.

Segundo a prefeitura, mais de 400 casas tiveram os telhados destruídos pelo temporal. Algumas famílias precisaram deixar suas casas e se abrigar na casa de familiares.

Moradores filmaram raios em Guaçuí

Moradores filmaram raios em Guaçuí

Leia mais

Leia também