“Temos a obrigação de servir”, diz prefeito Enivaldo dos Anjos ao inaugurar ‘Sopão Popular’ no bairro Irmãos Fernandes

Compartilhe

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, visivelmente emocionado, fez um discurso na noite desta quarta-feira, 25, na inauguração do Programa Refeição Amiga, no bairro Irmãos Fernandes, que deve entrar para a sua rica história como um dos mais tocantes e realistas, sobre a questão da miséria, da fome e da divisão da sociedade entre ricos e pobres.

“Muita gente fala: ‘Eu acredito em Deus’, mas quando vê um mendigo na sua porta, liga pra polícia para mandar retirar”. A frase veio logo após um início de conversa com as pessoas presentes ao evento, onde ele relatou que uma senhora disse a um dos vereadores presentes que a obra – o Programa Refeição Amiga – não valia nada, que iria tratar das pessoas para elas ficarem à toa. “Penso que Deus está em todos os lugares, sabe de todas as coisas. O mundo aderiu à questão material como sua principal base de sustentação e orgulho, mas quanto vale a solidariedade, a espiritualidade?” “Muitas pessoas só pensam no dinheiro, na própria família, mas não deveria ser assim, porque ninguém é melhor do que ninguém. Todos somos iguais e todos vamos para o mesmo lugar, pode ser bilionário, pode ser o Bill Gates, que vai ter câncer, vai ficar doente e, mesmo se não adoecer, vai chegar uma hora em que vai morrer”, afirmou.

“Quando a administração toma a decisão de prestar um serviço como esse, não estamos fazendo favor nenhum. Isso aqui é uma mão estendida e a Prefeitura é obrigada a fazer isso, o prefeito não está fazendo vantagem nenhuma. Servir é obrigação, nós, prefeito e vereadores, somos pagos para fazer isso” analisa. E continua: “Administração não é só asfalto, calçamento, festa, futebol. Comida é saúde, quando você cuida das pessoas, quando você alimenta as pessoas que precisam, você evita a pior doença, que é a fome. O pastor – pastor Gilnei, que fez uma oração iniciando a solenidade – disse que que nós temos a obrigação de ser justos, de ajudar ao próximo.” Refeição Amiga e Apoio Alimentar Enivaldo destacou que um dos pilares da sua administração é exatamente proteger a sociedade mais vulnerável. Ele lembrou que, nos momentos mais difíceis da pandemia, tomou a decisão de criar o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, na subida para o bairro Colina, em parceria com a Primeira Igreja Presbiteriana, que cedeu o imóvel para o serviço.

“Lá são servidas mais de 600 refeições por dia e já chegamos a servir mil refeições em um dia. Agora temos esse novo serviço que vai servir uma sopa, no final da tarde, para todos que procurarem o Programa Refeição Amiga. Com isso, vamos oferecer duas refeições diárias às pessoas carentes.”

O Programa Refeição Amiga será coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), mas terá apoio de todas as demais secretarias e é um serviço alimentar voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Será servido um sopão de segunda a sexta-feira, na rua Capitão Antônio Lopes Tatagiba (Rua da Feira Livre), no antigo Pit Stop Lanches.

A escolha do local se deu para complementar o serviço do Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, que fica na rua Gumercindo Farias, na subida para o bairro Colina, e serve refeições (almoço), também de segunda a sexta-feira, para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para o morador de rua, Manoel, que esteve no local para tomar um prato de sopa, o prefeito Enivaldo dos Anjos tem demonstrado que gosta e cuida das pessoas carentes. “Ele faz de tudo para ajudar, arranja até serviço pra nós, dá comida, é um prefeito que não olha só pros ricos”, elogiou.

A solenidade contou com a presença de todos os secretários municipais e a maioria dos vereadores, que também puderam se manifestar e foram unânimes em reconhecer o trabalho social como um dos pontos fortes da atual administração.

Leia também

Primeiro semestre de 2022 tem o menor número de homicídios em 26 anos no Espírito Santo, diz secretaria

    Número de homicídios no ES desde 1996. Primeiro semestre de 2022 registrou os menores índices. — Foto: Reprodução/Sesp Os...

Homem que se passava por policial com arma, colete e distintivo é preso no Espírito Santo

Um homem de 31 anos foi preso em Vila Velha, na Grande Vitória, por se identificar como policial...

Vigilância Ambiental promove palestra sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Aconteceu na manhã e tarde desta sexta-feira, 1º de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Francisco...

PCES prende homem suspeito de furtar materiais de uma obra

As equipes das Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam em flagrante, na tarde dessa quarta-feira (29),...

Escola realiza aula de campo sobre patrimônio material e natural de Nova Venécia

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), enalteceu o trabalho realizado pela...

Ministério da Saúde vai ampliar acesso das mulheres ao pré-natal

O  Ministério da Saúde está ampliando o atendimento pré-natal em todo o país, para que todos os municípios...

Barra de São Francisco abre audiências públicas do Orçamento Estadual na próxima quarta-feira, 13

Será realizada na próxima quarta-feira, 13, em Barra de São Francisco, a primeira das cinco reuniões presenciais visando...

ES: jovem confessa que matou pai a facadas e queimou o corpo por ciúmes da namorada, diz polícia

O ciclista Doramir Monteiro Silva, de 56 anos, foi morto pelo próprio filho, segundo a Polícia Civil. O corpo...