Tele Coronavírus na Bahia completa 60 dias com mais de 43 mil atendimentos

WhatsApp-Image-2020-03-30-at-16.19.33-1-768x512.jpeg

Tele Coronavírus completa 60 dias com mais de 43 mil atendimentos
– Foto:
Prefeitura de Goiânia

O serviço de atendimento para triagem e orientação de pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19, o Tele Coronavírus, completou 60 dias de funcionamento no último 24 de maio. A plataforma, que funciona de forma gratuita, por meio do número 155, realizou, nesses dois meses, mais de 43 mil atendimentos, colocando a população em contato direto com voluntários da área médica. 

O serviço vem apresentando demanda crescente no número de ligações. Na última semana, dobrou o número de atendimentos diários comparado à primeira semana, realizando, em média, 1.200 atendimentos por dia. As principais queixas dos usuários tem sido tosse, febre e falta de ar. A pesquisadora da Fiocruz Bahia e médica, Viviane Boaventura, que faz parte da coordenação do serviço, chama atenção para uma outra queixa frequente dos pacientes e que está relacionada à infecção pelo SARS-CoV2: a alteração súbita do olfato e paladar. 

A pesquisadora afirma que o serviço está alcançando o objetivo esperado, considerando o volume de atendimentos, e que cerca de 60% das pessoas não precisam deslocar-se para unidade de saúde, evitando disseminação da doença. “O serviço também está contribuindo para a formação da cultura do voluntariado entre os estudantes, com oportunidade de prestar uma assistência solidária e humana num momento tão difícil vivido por toda a sociedade”, observa Viviane.

Idealizado por pesquisadores e professores da Fiocruz Bahia e Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio do governo do estado, o Tele Coronavírus abrange toda a Bahia. Desde o lançamento, outras iniciativas similares ao 155 foram criadas inspiradas no serviço e com o apoio da equipe idealizadora, a exemplo da rede de apoio a profissionais de saúde mental – Rede Escuta Saúde, que atende profissionais da área de saúde envolvidos no enfrentamento da epidemia, e uma rede de teleatendimento na Unicamp (São Paulo). 

Os autores da formulação do projeto disponibilizaram o Plano de Implementação do Tele Coronavírus, caso instituições de outros estados queiram implementar em suas regiões. O documento está disponível no Repositório Institucional da Fiocruz – Arca

Além de Viviane Boaventura, fazem parte da implementação/coordenação do projeto os pesquisadores da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, Roberto Carreiro, Ricardo Khouri e Pablo Ivan Ramos; os alunos de pós-graduação Thiago Cerqueira Silva e Felipe Torres; os professores de outras instituições Victor Nunes e Camila Vasconcelos (FMB-UFBA), Bernardo Canedo e Sofia Andrade (Uneb); Daniele Canedo (UFRB); e o médico residente Louran Passos. 

O Tele Coronavírus conta ainda com o apoio da Associação Bahiana de Medicina, Comissão Estadual de Médicos Residentes e da Fesf Tech. As secretarias estaduais envolvidas são a Secretaria de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan), de Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb), da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Comunicação (Secom).

Leia mais

Governo inaugura obras e assina ordens de serviço em Domingos Martins nesta quinta (16)

O Governo do Estado inaugura, nesta quinta-feira (16), as obras de recuperação de trecho da rodovia...

Pequenos empreendedores e informais de três regiões brasileiras já podem contratar crédito emergencial

Recursos contemplam estados com emergência ou calamidade pública nessas regiões. – Foto: ...

Nelson Cordeiro é o vice de Gleyciaria para a sucessão veneciana

O produtor rural, feirante e sócio-proprietário da empresa Fruta Mel, Nelson Cordeiro, será o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Gleyciaria Bergamim. Ambos...

Leia também

Chuva deve dar uma trégua a partir desta quinta-feira e sol volta a aparecer nos próximos dias

A chuva forte que causou estragos nos últimos...

Coronavírus: Depois de desacreditadas pelos médicos, mãe e filha têm alta da UTI

Família acredita que a fé salvou as duas, já que a mãe teve um dos rins paralisados, passou por hemodiálise, traqueostomia, teve alteração no...

Moisés tem pedido de habeas corpus negado no STJ e nome incluído na lista da Interpol

Por Elvécio Andrade Foi negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) o pedido de revogação da prisão do empresário Moisés Antônio Martins. O habeas corpus...