Ted Conti pede prioridade na vacinação de jornalistas do Espírito Santo

Jornalista de todo o Espírito Santo podem integrar o grupo prioritário de vacinação contra Covid-19. O pedido foi feito pelo deputado Federal Ted Conti (PSB), durante reunião na tarde desta terça-feira (22), com o secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes.

Nésio entendeu a necessidade de se priorizar a vacinação dos jornalistas e informou que irá avaliar tecnicamente a proposta e dará um parecer nos próximos dias.

A solicitação visa atender a categoria, já que o jornalista lida diariamente com o público e acaba ficando exposto aumentando assim, o risco de contaminação. “Ocorre que os jornalistas também são vítimas desta pandemia, justamente no exercício de seu trabalho que é fundamental para passar à população, através de notícias, orientações que contribuem para a prevenção do vírus da Covid-19”, destacou o parlamentar.

De acordo com o sindicato da categoria, no exercício da profissão, jornalistas estão sendo infectados e já foram registradas mortes de profissionais por Covid-19 no Espírito Santo.

Conforme estudo do Dieese, os trabalhadores em comunicação e informação, incluindo jornalistas, foram o terceiro setor com maior número de desligamento do emprego (124%) por causa de morte em 2021 em comparação com 2020, abaixo apenas de médicos (204%) e trabalhadores no setor de eletricidade e gás (142%).

Como também são profissionais de linha de frente do combate ao coronavírus, os jornalistas também estão expostos à contaminação . E mesmo com as estatísticas colocando o jornalismo profissional como trabalho de risco para contaminação por Covid-19, a categoria não está inserida no Plano Nacional de Imunização (PNI) entre os grupos prioritários para receber a vacina.


Leia mais

Leia também