Técnica de enfermagem é a primeira pessoa a receber vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo

Iolanda Brito, de 55 anos, trabalha no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, que é referência no tratamento da Covid-19.

Por Any Cometti e Naiara Arpini, G1 ES

Técnica de enfermagem é vacinada no Espírito Santo — Foto: Any Cometti/ G1

Técnica de enfermagem é vacinada no Espírito Santo — Foto: Any Cometti/ G1

A técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Espírito Santo. A aplicação da vacina aconteceu por volta das 20h25 desta segunda-feira (18) durante uma cerimônia simbólico no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, onde ele trabalha.

“Depois de contribuir com dias de luta, agora vou ser uma das primeiras a tomar a vacina e viver dias de glória”, disse a técnica de enfermagem.

A dose é da vacina da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac aprovada pela Anvisa neste domingo (17).

Neste primeiro lote, o Ministério da Saúde reservou 101.320 doses ao Espírito Santo, sendo 95.440 para população em geral e 5.880 para população indígena.

Todas as doses desse primeiro lote chegaram no voo desta segunda, de acordo com o governo estadual. Nesta primeira fase, cerca de 48 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário (profissionais de saúde, idosos, deficientes e indígenas) serão vacinadas no estado.

O avião com as doses da vacina contra a Covid-19 para imunização no Espírito Santo chegou a Vitória no início da noite desta segunda-feira (18).

A aeronave pousou no Aeroporto Eurico Aguiar Salles, na capital, às 18h20, após um atraso de quase uma hora. Previsão inicial era de que voo chegasse às 17h30. O voo AD9902, da Azul Linhas Aéreas, foi fretado pelo Ministério da Saúde.

As caixas com as vacinas foram transferidas para caminhões que fizeram o transporte das doses.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a partir desta terça-feira (19) as doses começarão a ser levadas para centros regionais de distribuição para, em seguida, chegarem aos municípios.

A Polícia Militar fará a segurança dos locais onde as vacinas estiverem armazenadas e também a escolta do transporte das doses para centros regionais.

Voo da Azul com vacina chega ao ES — Foto: Leandro Tedesco/ TV Gazeta

Voo da Azul com vacina chega ao ES — Foto: Leandro Tedesco/ TV Gazeta

Caixas com doses da vacina contra Covid-19 são desembarcadas de avião em Vitória, no Espírito Santo — Foto: Berivânia Lisboa

Caixas com doses da vacina contra Covid-19 são desembarcadas de avião em Vitória, no Espírito Santo — Foto: Berivânia Lisboa

O público-alvo dessa primeira etapa da imunização é formado por:

  • trabalhadores da saúde da linha de frente no combate à doença;
  • pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência;
  • pessoas a partir de 18 anos com deficiência residentes em residências inclusivas;
  • e população indígena vivendo em terras indígenas.

Leia mais

Leia também