TCU analisa contas do governo federal de 2021

Compartilhe

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprecia hoje (29) as contas do presidente da República, Jair Bolsonaro, relativas ao ano de 2021. O relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, começou a ler um resumo de seu relatório, bem como seu voto, perto das 10h30.

“Em respeito ao tempo de todos, trarei uma proposta resumida do meu relatório e voto e farei a leitura de maneira dinâmica, sem naturalmente trazer qualquer prejuízo à transparência que procuro assegurar à publicação que tenho feito, de forma antecipada, dentro dos sistemas do tribunal para dar conhecimento de meu relatório e voto”, antecipou Cedraz logo após a abertura da sessão extraordinária, explicando que já disponibilizou aos outros ministros cópia do parecer elaborado pela Secretaria de Macroavaliação Governamental (Semag/TCU).

A análise técnica e jurídica das contras presidenciais devem ser realizadas anualmente, em até sessenta dias após o recebimento das referidas informações sobre os gastos públicos. Dentre os documentos apreciados para averiguar se as operações realizadas seguiram os princípios de contabilidade aplicados à administração pública federal estão os Demonstrativos Contábeis da União e o relatório sobre a execução orçamentária, incluindo os percentuais de investimentos obrigatórios e a execução de emendas parlamentares, entre outros aspectos.

Concluída a apreciação e emitido um parecer prévio conclusivo, que indique se os balanços apresentam adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial da União até 31 de dezembro do ano em análise, o TCU encaminha as conclusões ao Congresso Nacional, ao qual compete julgá-las.

“O parecer em questão deve ser conclusivo e indicar se as contas prestadas representam adequadamente as posições financeiras, orçamentária, contábil e patrimonial e se foram observadas as normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos e das demais operações com recursos públicos federais [ao longo de 2021”, destacou Cedraz.

TCU analisa contas do governo federal de 2021

Leia também

Torcida esgota ingressos para jogo entre Nova Venécia e Portuguesa (RJ)

  Apoio não vai faltar! A torcida do Nova Venécia esgotou, em pouco mais de 24 horas, toda a...

Famílias acampadas em frente à Prefeitura de Vitória deixam local após mais de 120 dias de ocupação

  Após 123 dias de ocupação, as famílias que estavam acampadas em frente à sede da Prefeitura de Vitória...

Programa Prefeitura em Ação leva saúde ao distrito de Itaperuna

O Programa Prefeitura em Ação na área de Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai levar...

Capixaba que testou positivo para varíola dos macacos em Alagoas volta ao Espírito Santo e é monitorado

    Vírus Monkeypox visto usando microscopia — Foto: Getty Images/Via BBC O turista capixaba que testou positivo para varíola dos...

SEMTE entrega mais uma ponte de granito no córrego Denzol

Servidores da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE) da prefeitura de Barra de São Francisco entregaram nesta...

De Prá anuncia desistência de candidatura

  O ex-prefeito por três mandatos, ex-deputado por duas vezes e, também, ex-deputado federal, Walter De Prá, anunciou na...

Poste no bairro estrela corre risco de cair e moradores pedem providências

Um poste de energia elétrica, na Rua João Calmon, entre o bairro Estrela e o Vila Landinha, em...

Homem é morto a facadas em Vitória e ex-enteado dele é suspeito do crime

      Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória Um homem de 44 anos foi morto a...