Taiwan prepara compra de mísseis de cruzeiro de longo alcance dos EUA


Taiwan está no processo de adquirir mísseis de cruzeiro aéreos de longo alcance dos Estados Unidos. De fabricação da Lockheed Martin, o AGM-158 tem alcance de 1.000 km e pode ser fixado em caças F-16, que Taiwan opera.

Lee Shih-chiang, chefe do departamento de planejamento estratégico do Ministério da Defesa da ilha, disse que as autoridades estão “no processo de buscar” as armas. “Os canais de comunicação são muito suaves e normais”, acrescentou, sem apresentar mais detalhes.

O presidente taiwanês, Tsai Ing-wen, enfatizou a importância de desenvolver uma doutrina de impedimento “assimétrico”, usando equipamentos móveis capazes de atingir alvos distantes de Taiwan. Tradicionalmente, o exército taiwanês foca em atividades de defesa, contra a possibilidade de ataque da China continental.

A movimentação ocorre em meio a tensões com Pequim, que vem alertando Taiwan e seus aliados, como os Estados Unidos, a não contestarem a autoridade chinesa sobre a ilha. A China não descarta meios militares para defender sua soberania.

Com informações do South China Morning Post.

Leia mais

Leia também