Surfistas aproveitam passagem de frente fria e registram vídeos em ondas de 7 metros no Espírito Santo

 

O litoral capixaba está perfeito para quem gosta de se aventurar em grandes ondas. A 5 quilômetros da costa, em uma região conhecida como Laje da Avalanche, em Vila Velha, na Grande Vitória, tem atraído surfistas e body-boarders para ondas de até 7 metros que começaram a se formar durante o final de semana. A reportagem é da TV Gazeta.

Segundo o bodyboarder Breno Nasser, essa é uma “ondulação típica de inverno”. De acordo com Nasser, o fundo do mar do Espírito Santo tem pedras e a forma dessas pedras faz com que essas ondas gigantes se formem.

“A gente desbravou essa onda do alavanche, que hoje é uma das melhores ondas fundo de pedra do mundo. Não só do Brasil, mas do mundo. As pedras são como montanhas submersas, a ondulação vem de uma profundidade maior e encontra essa montanha rasa de uma vez e vem quebrando”, explicou.

Nasser relatou que aproveitar essas ondas em terras capixabas é um sonho. “Bodyboard é fanatático, é tudo que a gente gosta, onda grande, tubular. Viver isso dentro de casa é um sonho. A gente já gastou muito dinheiro para ir para fora do país para surfar esse tipo de onda que a gente tá surfando hoje aqui”, contou.

E o mar deve continuar “bom para surfista” por mais alguns dias na semana. Segundo o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, as ondas são um dos resultados secundário da passagem de frentes frias no estado.

“Em função da passagem de algumas frentes frias que tiveram na semana passada, que foram em direção ao oceano, eles organizam uma pista de vento que vem um pouco mais forte o que contribui justamente para essa porção de água próximo a superfície do mar avançar e por isso tem provocado essa agitação um pouco mais intensa das ondas do litoral”, explicou.

Surfistas aproveitam passagem de frente fria no ES — Foto: Diego Silva

Surfistas aproveitam passagem de frente fria no ES — Foto: Diego Silva

Onda gigante no Litoral capixaba — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Onda gigante no Litoral capixaba — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

 

Surfistas aproveitam frente fria no ES — Foto: Diego Silva

Surfistas aproveitam frente fria no ES — Foto: Diego Silva


Leia mais

Leia também