Supermercados podem ser obrigados a ter empacotador em cada caixa

Compartilhe

Nos próximos dias, os deputados estaduais do Espírito Santo irão debater um Projeto de Lei, que obriga os supermercados e hipermercados atacadistas do estado a disponibilizar um funcionário para empacotar as compras dos consumidores, bem como fornecer sacolas biodegradáveis ou de papel gratuitamente aos seus clientes, destaca Ana Paula Bonelli, no Tempo Novo.

A proposta, de autoria do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), foi aprovada por unanimidade na Comissão de Justiça e segue agora para sanção do governador Renato Casagrande.

De acordo com o projeto, os hipermercados e supermercados atacadistas instalados no Estado do Espirito Santo, serão obrigados a disponibilizar em cada caixa aberto, um funcionário para empacotar os produtos adquiridos. A fiscalização ficará a cargo do Procon Estadual e demais órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Em sua justificativa, o deputado destaca que o custo das embalagens utilizadas nos estabelecimentos está embutido no preço final dos produtos adquiridos pelos consumidores, sendo abusiva a cobrança à parte.

“O presente Projeto de Lei visa atender o clamor da sociedade no que se refere ao fornecimento de sacolas que não agridam o meio ambiente, de forma gratuita, o que sempre foi feito, já que o custo das embalagens está embutido no preço final dos produtos adquiridos pelos consumidores”, afirma a justificativa.

Meio ambiente

A aprovação da lei é uma ação positiva para o meio ambiente e para os consumidores. As sacolas plásticas convencionais, que são produzidas a partir de derivados do petróleo, levam centenas de anos para se decompor na natureza. Já as sacolas biodegradáveis ou de papel são produzidas a partir de materiais renováveis e se decompõem em um período de tempo muito menor.

A obrigatoriedade de disponibilização de um funcionário para empacotar as compras também é uma medida importante, pois atende às necessidades de consumidores, especialmente idosos e pessoas com deficiência, que podem ter dificuldade para embalar suas compras sozinhos.

A lei é um importante avanço para o Espírito Santo, que se torna o 15º estado do país a adotar medidas para reduzir o uso de sacolas plásticas.

sacolas biodegradáveisVandinho Leite é o autor do projeto de lei que propõe o uso de sacolas biodegradáveis ou de papel gratuitamente aos seus clientes. Crédito: Lucas S. Costa.

Leia também

FPM: prefeituras recebem primeiro repasse de dezembro nesta sexta-feira (8)

Será realizado nesta sexta-feira (8) o pagamento do primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do...

Ministério da Cultura recebe até dia 11 de dezembro inscrição de iniciativas culturais Hip-Hop

O Ministério da Cultura lançou o Programa de Intercâmbio Cultural, uma iniciativa que tem como objetivo difundir a...

Barra de São Francisco terá bloco de foliões no Carnaval de Vitória

A Novo Imperio escola de samba de Vitória que terá Barra de São Francisco no Noroeste Capixaba, como...

Homem é detido sobre acusação de tentativa de estupro em Mantenópolis

  Na noite de terça-feira (05), policiais militares prenderam um homem acusado de tentativa de estupro e detido pelos...

Procon de Barra de São Francisco autua a operadora Vivo em R$ 600 mil por instabilidade de sinal ...

Segundo o Procon de Barra de São Francisco, o problema com e telefonia e internet que vinha sendo...

Adolescente aprende a desenhar rostos sozinha e se destaca com a arte

  Lara Fiorotti se destaca pelos desenhos — Foto: Caíque Verli Com os desenhos, uma aluna da rede pública do...

Multidão participa do 5º Advento em Família da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Barra de São Francisco

Aconteceu neste final de semana, o 5º Advento em Família da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil...