Startups apoiam pequenos empresários no enfrentamento durante crise

Startup.jpeg

Para ajudar micro e pequenos empresários a continuarem no mercado, respeitando as medidas de distanciamento social, a ideia é apostar em inovação, com a ajuda das startups.
– Foto:
Débora Brito/Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus atingiu pequenos negócios no País. Para ajudar micro e pequenos empresários a continuarem no mercado, respeitando as medidas de distanciamento social, a ideia é apostar em inovação, com a ajuda das startups.

O Ministério da Economia, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) promove encontros virtuais em busca de ideias inovadoras.

“Nesse momento de pandemia que estamos passando, tanto as empresas tradicionais como as startups estão tendo seus negócios impactados. E, para isso, elas vão precisar se adaptar ou se reinventar para poder manter e ampliar sua base de clientes e também manter seus colaboradores engajados”, avaliou o coordenador de empreendedorismo inovador do Ministério da Economia, Rafael Wandrey.

Ele explicou que as apresentações voltadas às pequenas empresas envolvem temas como gestão e logística. “Além das apresentações ligadas à área de saúde, agora começamos realizar as apresentações ligadas a solução para micro e pequenas empresas. Realizamos uma ligada a vendas online e delivery logística, e nas próximas semanas teremos outras ligadas à área de finanças, gestão de pessoas e gestão de fornecedores”, detalhou.

Uma das ideias apresentada em um dos encontros virtuais foi a de um armário inteligente que atua como ponto de armazenamento, trânsito e quarentena de produtos e objetos. O produto reduz o contato físico no processo de entrega e, assim, o risco de contaminação.

Outra ideia foi uma plataforma multicanal de transformação digital para diversos segmentos do varejo. A startup oferece um aplicativo de pedido e fidelidade para restaurantes e lanchonetes que permite a digitalização do atendimento nas lojas e também nas entregas em domicílios e retirada de pedidos em balcão.

Em uma das edições, startups de saúde apresentaram a instituições públicas e privadas envolvidas no enfrentamento do novo coronavírus produtos, serviços e tecnologias inovadoras como testes rápidos e monitoramento.

Para participar da iniciativa, basta se cadastrar no site do Inovativa Brasil. Os encontros virtuais vão acontecer até o final de maio.

Leia mais

Associação de produtores de Santo Izidoro recebe secador de café

O prefeito Lubiana Barrigueira entregou mais implementos agrícolas...

PRF apreende grande quantidade de maconha escondida em carga de sucata

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta...

Nossa Bolsa 2020 divulga resultado da lista de espera

A relação dos selecionados pela lista de espera do Programa Nossa Bolsa para ingresso em 2020 está disponível...

Leia também

Equipe do SESI Goiás é premiada em torneio nacional de robótica focado no combate à Covid-19

Alunos da Escola SESI Planalto, em Goiânia, foram premiados no Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19. O torneio nacional contou com quase dois...

Com sistema sanitizante para estabelecimentos comerciais, equipe do SESI Barra Bonita é premiada em torneio nacional de robótica

A pandemia de Covid-19 trouxe junto a ela a necessidade de higienização de mercadorias, já que o coronavírus pode sobreviver por vários dias na...

BA: Projeto de esterilização de livros por ozônio é premiado em torneio nacional de robótica com foco no combate à pandemia

Com o objetivo de reduzir o impacto causado pela Covid-19 no empréstimo de livros, a equipe Robolife, do SESI Candeias, na Bahia, desenvolveu uma...

Sancionada lei que aumenta punição para maus-tratos de animais

A prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e...