Startup capixaba inaugura ponto de ônibus sustentável com apoio da Fapes

Compartilhe

Arquitetura sustentável que gera energia limpa e conforto para os usuários. Essa é a proposta do ponto de ônibus sustentável inaugurado pela startup capixaba Endelevo no bairro Ilha do Príncipe, em Vitória. O projeto tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).  

A empresa nasceu a partir do Programa Centelha da Fapes e segue a trilha da inovação de uma startup, expandindo seus negócios. Por meio do apoio financeiro de R$ 70 mil recebido no Edital nº 09/2022 – Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixaba, a Endelevo desenvolveu o projeto do ponto de ônibus sustentável.  

“A Fapes, por meio do Edital de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental, permitiu a viabilidade financeira da execução do projeto-piloto de suporte regenerativo Endelevo. É um conceito aplicado a um abrigo de ônibus que consiste na pressão dos brises vegetais integrados com a captação solar e a geração de energia eólica, permitindo a geração de energia descentralizada e, no caso do abrigo de ônibus, ilumina o abrigo e traz energia para recarga de celular, além de potencial de energia, inclusive, para sistemas de segurança”, explicou o diretor Executivo da Endelevo, João Vitor Valdo Freire.

Para a inauguração do ponto de ônibus, foram plantadas mudas de trepadeiras que, em cerca de dois meses, subirão em torno do espaço. “A ideia é que as plantas tragam conforto térmico aos usuários que esperam os ônibus no local”, contou Freire.

Para o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, a novidade vai agregar a comunidade local ao desenvolvimento do Estado. “A inovação é isso. É trazer soluções eficientes a problemas comuns da sociedade. A Endelevo está de parabéns pela iniciativa e pela solução apresentada. Sem dúvida a população ganhará muito com esse ponto de ônibus sustentável e o Estado também, afinal, estamos investindo em inovação e tecnologia que geram avanços ao Espírito Santo”, afirmou Moura.

O ponto de ônibus sustentável

O abrigo está instalado no bairro Ilha do Príncipe, em Vitória, e tem placas solares no teto, além de uma turbina eólica. A energia limpa gerada abastece dispositivos para que os usuários possam carregar seus aparelhos de celular enquanto aguardam o ônibus. Atrás do ponto de ônibus foram plantadas mudas de trepadeiras próximas a uma grade para que seja gerado maior conforto térmico no espaço.

O Edital Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixaba

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e/ou processos inovadores que combatem ou mitiguem problemas socioambientais do Espírito Santo, o edital oferece apoio e recursos financeiros a projetos de startups em fase de ideação à tração.

Texto: Samantha Nepomuceno

Leia também

Mulher morre em grave acidente de moto na ES 315 entre Boa Esperança e Santo Antônio

  Uma mulher morreu em um grave acidente de moto no início da noite deste domingo (26), na rodovia...

RoundUp: O Aliado Contra as Ervas Daninhas Mais Resistentes

Na batalha contra ervas daninhas teimosas e resistentes, poucos herbicidas têm se destacado tanto quanto o RoundUp. Este...

Brasil tem potencial para despontar no mercado de carbono, diz especialista

A regulação do mercado de carbono é o começo para o Brasil despontar. É o que acredita o...

Procon de Barra de São Francisco dá dicas para compras na Black Friday ...

Diversas lojas, tanto físicas quanto on-line, já deram início às suas campanhas de descontos para a Black Friday....

Definidos os finalistas da Copa Integração Mirim e Infantil

No último domingo (26), aconteceu as semifinais da Copa Integração de Futebol Mirim e Infantil nas categorias Sub...

5 Benefícios do Elíptico: Melhore sua Saúde e Forma Física

Os aparelhos elípticos são equipamentos de ginástica popular em academias e residências. Ele simula o movimento de caminhar,...

Acordo com União Europeia deve ser prioridade, aponta Conselho Industrial do Mercosul

A conclusão do Acordo de Livre Comércio com a União Europeia deve ser uma das medidas prioritárias para...