‘Sofrimento indescritível para a família’, diz empresário curado da Covid-19

Empresário Juliano Campana, de 43 anos, foi desenganado pelos médicos, mas conseguiu vencer a doença. No Espírito Santo, mais de 47 mil estão curados.

Curado da Covid fala sobre fé após ser tido desenganado pelos médicos — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Reportagem de Gabriela Ribeti, G1 ES e TV Gazeta

Após ter sido desenganado pelos médicos diante do grave quadro de Covid-19, o empresário Juliano Campana, de 43 anos, hoje é um dos mais de 47 mil curados da doença no Espírito Santo. Mesmo tendo vencido o vírus, ele reforça a importância do tratamento e dos cuidados para prevenir a contaminação.

Para Juliano, o primeiro sinal da doença foi uma febre, em maio. Logo em seguida, um exame no pulmão mostrou um sinal de comprometimento, que acendeu o alerta. Depois, a evolução da doença seguiu um ritmo acelerado e ele logo precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Foram 25 dias no hospital, sendo 11 deles intubado. Segundo Juliano, todo o pulmão ficou comprometido em decorrência da doença.

“O pulmão parou de funcionar, literalmente. Se desligasse [o respirador], eu entraria em óbito. E o ventilador ficou funcionando a 100% da capacidade durante todo este período da intubação. Foi o que manteve vivo”, disse.

O empresário conta que, por causa da gravidade da situação, a família foi avisada de que as chances de que ele sobrevivesse eram muito pequenas.

“A família foi perguntada se tinha fé. Porque essa fé representava 0,5% de chance de vida. Foi uma forma respeitosa de os profissionais falarem com a família: ‘rezem, porque ele praticamente não tem recuperação’. Para nós, 0,5 % foi suficiente”, disse.

Do período que passou intubado, Juliano tem poucas lembranças. O que sabe foi relatado pelos familiares, que viveram uma dolorosa espera por notícias.

“Para a gente que fica lá, intubado, a gente não vê isso passar. Mas a família tem um sofrimento absurdo. Porque a cada minuto pode ter uma notícia positiva ou negativa. Foram 11 dias sofrimento indescritível para a família”, descreveu.

Agora, completamente recuperado, o empresário integra o grupo que, por um período ainda não determinado, não pega e nem transmite a doença, conforme explica Pablo Lira diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, que integra o Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (Niee).

“A gente tem que 68% dos indivíduos infectados conseguiram se recuperar da doença. Esse é um indicador muito importante, porque esses indivíduos, durante um determinado período, alcançam a imunidade e contribuem para bloquear a transmissão da doença na população. Hoje, o número de recuperados é mais que duas vezes superior ao total de ativos estimados por essa metodologia que a gente vem acompanhando”, disse.

Para quem saiu do hospital vitorioso depois ter encarado a face mais severa da doença, a combinação entre cuidados de profissionais dedicados, apoio da família e fé foram essenciais.

“Primeiro, a doença é muito séria. Tem muita gente que ainda duvida que isso seja algo de verdade. Agora, a gente tem que fazer tudo que está ao nosso alcance, porque tem solução. Tem como sair dessa doença, mas tem que tomar providência, não dá para esperar”, disse.

Juliano durante o período que ficou internado com Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal
Juliano durante o período que ficou internado com Covid-19 — Foto: Arquivo Pessoal

Empresário do ES ficou entre a vida e a morte após contrair a Covid-19 — Foto: Reprodução TV Gazeta
Empresário do ES ficou entre a vida e a morte após contrair a Covid-19 — Foto: Reprodução TV Gazeta

Leia mais

Empresário denunciado na Operação Rubi é preso em Linhares

Dinheiro encontrado com empresário foi apreendido — Foto: Divulgação/ MPES Um empresário denunciado por participar de uma organização criminosa envolvida em um esquema de superfaturamento...

SALA DE SITUAÇÃO – 24/03/2020

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou, nesta terça-feira (24), mais uma reunião da Sala...

Em pleito polêmico, Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia com 47% dos votos

A Corte eleitoral da Bolívia anunciou, neste sábado (26), a reeleição de Evo Morales após apuração de 100% das urnas. O Brasil ainda não...

Prefeito de Nova Venécia recebe prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’

Foram analisadas ações voltadas para políticas sociais com os temas ‘Promoção de Vidas Saudáveis, Educação de Qualidade e Proteção em Situações de Risco’ e...

Leia também

Espírito Santo chega a 4.385 mortes e 182.520 curados com 198.947 casos confirmados de Covid-19

  O Espírito Santo registrou, até este sábado (5), 4.385 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 198.947. O índice de letalidade...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do País tem previsão de tempo com chuva, neste domingo (6)

Previsão de tempo com chuva intensa na região Sudeste do País, neste domingo (6), graças à atuação de uma frente fria no oceano e...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste continua com tempo seco no interior da região, neste domingo (6)

Neste domingo (6), a previsão para o Nordeste brasileiro é de tempo seco no interior da região, com poucas nuvens, e com áreas de...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte do país terá tempo chuvoso, neste domingo (6)

Neste domingo (6), a chuva persiste no Norte do país. Chuva e temporais são esperados para todas as áreas da região. Apenas nas áreas...