Sociedade Chinesa de Direitos humanos critica invasões realizadas pelos EUA


Desde a proclamação da independência dos EUA há 240 anos, o país desencadeou várias invasões, contra a República Popular Democrática da Coreia, o Vietnã, os países no Golfo e Kosovo, causando desastres humanitários. A observação foi feita em um artigo publicado hoje (9) pela Sociedade Chinesa para Estudos de Direitos Humanos e reproduzido no site da Rádio China Internacional.

Segundo a publicação, os EUA costumam recorrer ao uso da força no exterior sob o pretexto de “intervenção humanitária”. Desde sua fundação em 4 de julho de 1776, há mais de 240 anos, somente em 20 anos os EUA não se envolveram em guerras. De 1945 a 2001, entre 248 conflitos armados em 153 regiões, 201 conflitos foram desencadeados pelos EUA, ocupando 81%.

O artigo salienta que a maioria das guerras iniciadas pelos EUA é ação unilateral, até recebeu oposição de seus aliados. As invasões não só causaram a morte de muitos militares, mas também de civis e a perdas materiais, provocando desastres humanitários assombrosos.

(Foto: Arquivo)

Leia mais

Leia também